Relações Públicas no Terceiro Setor

Sabemos que o profissional de Relações Públicas é versátil (daí o nome do blog), podendo adequar-se em várias áreas, atividades e ações.

Para desenvolver tais atividades há os três setores possíveis: o setor público, o setor privado e o terceiro setor. Percebo, empiricamente que quase a totalidade da grade curricular do curso de Relações Públicas é voltado para setor privado. Há a disciplina “Relações Públicas Governamental” (entre outras) focada no setor publico, mas pouco se fala, apesar das possibilidades de adaptação, do terceiro setor.

Trata-se de um setor diferenciado, pois os valores e objetivos mudam. Há aspectos como militância e bem social. Capitação de  recursos, eventos, etc. Há ainda a questão do Lobby em RP (mas isso podemos discutir em outro post).

Os questionamentos estenderiam por várias linhas, mas como futura profissional que pretende basear a carreira no terceiro setor, encerro a exposição sob uma reflexão das atuais grades curriculares de nossas universidades. Será que todos os setores estão sendo contemplados? Ou seria apenas necessário adaptar as situações? Todos estariam focados nos fins meramente capitalistas?

Deixo abaixo o link de um artigo sobre: Relações Públicas no Terceiro Setor: tipologia da comunicação e conceitos de público· Extraído do Portal RP.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Relações Públicas no Terceiro Setor

  1. Muito boas as tuas colocações. Acho um pouco exagerado falarmos que a “quase a totalidade da grade” de disciplinas estaria voltada para o setor privado – muito embora possa ser a sua realidade, na sua instituição.

    De todo modo, esta questão técnica de instrumentos e ferramentas de comunicação, na maioria dos casos, servem para qualquer setor: a sua lógica de operação pode mudar, de construção, de temática, de decisão – pra mais ou pra menos democrática, dependendo de cada situação, consultiva ou autoritária, enfim…

    O que pode estar acontecendo é de os professores terem exemplos e direcionarem discursos para a iniciativa privada, ficando em falta com tornar concreto o uso daquilo para outras vertentes. E também, não é só “culpa” dos professores: quais são os prêmios em comunicação pública existentes? quais são as revistas dirigidas para a comunicação das ONG´s? Fora que são poucos os eventos com este direcionamento: o Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público da MegaBrasil foi aglutinado com o Congresso de Comunicação Corporativa a partir deste 2010. Uma salvação, parcial, será a edição 2010 do Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e RP/Abrapcorp que acontece em Porto Alegre-RS em maio, com o tema Comunicação Pública.

    Mas enfim, o post ajuda a refletir. E este é o grande mérito.

  2. Pingback: Tweets that mention Relações Públicas no Terceiro Setor « Versátil RP -- Topsy.com

  3. Realmente muito pouco se ensina na faculdade sobre o terceiro setor, mas percebo que a academia deixou há muito de ser a vanguarda da sociedade. Quem quer estar bem informado sobre as atualidades (e o terceiro setor é historicamente uma novidade), deve procurar em outras fontes, como livros, blogs, grupos de estudo, cursos livres, etc.
    Trabalho há cinco anos com o terceiro setor e esta situação é comum em diversas áreas, não apenas na comunicação. Com o profissionalismo nas instituições sem fins lucrativos, que vem ocorrendo há uns 10 anos, isso tem mudado, mas ainda há muito de “tentativa e erro”.

  4. Pingback: Os números de 2010 «

  5. Você levantou um questionamento interessante, Taís, assim como o Rodrigo nos comentários. O que existe de Relações Públicas – e comunicação de um modo geral – no Terceiro Setor é bem vago. O profissional que quiser se aprofundar, acaba tendo que buscar em outras áreas afins sobre o tema. E a área está crescento substancialmente ano após ano, ou seja, o 3º setor possui muitos atrativos para o profissional de Relações Públicas. Por exemplo, nessa reportagem do Jornal Hoje, eles dão destaque para algumas profissões que são necessárias no setor, entre elas RP e MKT!
    http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1173046-16022,00-MERCADO+DE+TRABALHO.html

    Um abraço,
    Felipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s