Existe realmente um perfil?

Até conseguir a bolsa de estudos na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom) nunca tinha ouvido falar em Relações Públicas. Precisava estudar e decidi prestar o ENEM de 2007.

No último dia vi que minha nota daria para “apenas” cursar Relações Públicas. Comecei, gostei e acho que o destino me escolheu.

Mas escuto muitas pessoas falando que “fulano não tem perfil de RP”. Recentemente um professor de outro curso me disse isso também, só que nem o escuto, eu presto atenção mesmo no que diz minha professora de Relações Públicas, Denise Aquino. Professora maravilhosa, a qual diz que terei muito futuro. Mais que a opinião alheia eu tenho a minha e seu que serei um excelente RP.

Nessas férias estou me aprofundando no universo RP, conhecendo novas pessoas, blogs interessantes, lendo sobre. Um questionamento surgiu em mina cabeça: qual é esse perfil tão falado? Existe um ideal de perfil? Minha amiga Taís disse: “deve ter um perfil, como qualquer profissão”.

Já Henrique do blog: http://midiadigitalbrasil.blogspot.com me disse o seguinte:

“acredito que o RP tenha que ter sensibilidade e paciência, pois terá que lidar com o ser humano direta ou indiretamente, ele deve ser inteligente, estrategista, culto, ético e um empreendedor de suas idéias, deve amar o próximo acima de tudo. Afinal, quando uma organização sente a necessidade de contratar um RP, ela na verdade sente a necessidade de humanizar-se”

Fui pesquisar na Internet o que os caros amigos dizem sobre esse tal perfil. No blog de Rodrigo Silveira Cogo: http://www.mundorp.com.br achei no texto escrito por Margareth Michel o seguinte:

“O Relações Públicas deverá ter  na utilização dos computadores e das outras tecnologias, pois são importantes ferramentas no desenvolvimento de seu trabalho; terão de desenvolver a capacidade de operar e obter o máximo desses sistemas. A tecnologia pode auxiliar nas pesquisas, no acesso a informações e no uso de recursos para solucionar problemas.”

No site http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2002/anais/anais_univale_03.htm Andréia Silveira Athaydes faz considerações sobre o perfil de Relações Públicas, baseando-se no documento final do Parlamento Nacional de Relações Públicas, que dentre outras coisas diz que o profissional de RP tem o papel de administrador de relacionamentos. Que responsabilidade! Mas conheço muitos colegas capazes de exercer tal função com maestria.

Seguirei minha pesquisa por artigos, livros, blogs e com isso acredito que terei uma opinião bem madura sobre o assunto.

Enquanto isso gostaria de levantar um debate por aqui. Esse mosaico de opiniões iluminaria a idéia de muitos que possuem essas dúvidas.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Existe realmente um perfil?

  1. Pingback: Tweets that mention Existe realmente um perfil? « Versátil RP -- Topsy.com

  2. Ótima discussão. Até nem acho que exista um perfil muito específico para Relações Públicas, porque acredito que algumas questões sejam até desejáveis para quaisquer profissionais, mas vamos lá: disciplina (organização nos seus fluxos de trabalho, no seu dia-a-dia), criatividade e senso inovador (capacidade de ver as coisas de outra maneira e de achar um jeito de implementá-las), capacidade de expressão oral e escrita (para todas as interfaces com pessoas, presenciais ou mediadas por instrumentos, com o grande desafio de se fazer compreender e saber ouvir) e visão estratégica (tendo a compreensão das extensões dos atos, das vinculações e associações entre o que se faz e diz hoje com as percepções do amanhã e sabendo ler cenários, indicadores, tendências para balizar as ações).

    E tenho absoluta certeza que não se consegue isto somente cursando quatro anos uma graduação universitária. Mas penso que é um excelente início (não dispenso meu diploma, a propósito, o acho fundamental na minha carreira).

  3. Ser Relações Públicas qualquer um pode ser, agora… ser um BOM Relações Públicas dever ter tudo que ja foi citado neste post e mais um pouco.

    Como qualquer profissão o pré-requisito básico e essêncial para ser um bom profissional é:

    gostar do que faz!

    Parabéns Galofero!!!

  4. Bom post Diego.
    Realmente não acredito que o RP tem um perfil pré-determinado.
    Muitos dizem: ‘Vc fala bastante, é uam boa profissão para se seguir’
    E quem disse que se a pessoa sabe falar bastante é sinônimo que ela saiba se comunicar?
    Acho que esse é o ‘x’ da questão. Eu posso ser tudo isso q vc colocou no post (parte do Henrique), mas posso não ter as qualificações que o Rodrigo Cogo comentou acima. Logo, precisamos muito mais do que ‘ter um perfil’ precisamos ser bens e gostar do que fazermos.
    =]

    Abraços,
    Belle
    @blogabordo

  5. Pensei em fazer esse texto justamente porque escuto muito isso.
    Eu queria saber quem é que dita esse perfil e tal, mas não sabemos ainda.
    Relações Públicas também existir através de meios digitais? Ou tem q ter contato? Por que ai talvez um timido não seria um bom RP.
    Gostei dos comentários até aqui, só gente ilustre

  6. Acho que muitas características podem contribuir para um profissional, isso tanto para um RP, JOR, PP ou RTV. Por exemplo, um RP que não gosta de falar não terá muitas chances de crescer como profissional ou um jornalista que não gosta de ler e escrever. São pontos fundamentais que movem essas áreas e é importante, pelo menos, gostar um pouco. Se não for o caso, praticar até criar gosto. O mundo é muito concorrido… certo?

    =D
    Parabéns pelo post, ^^

    Beijos,

    @Jacqueroll

  7. Esta é uma discusão que tem muito o que se falar. Acredito que não exista uma receita de como ser um RP e um perfil para o mesmo também é dificil, claro que existe carasterísticas fundamentais como gosto por comunicação, ser criativo, ser inovador… entre muitos outros. Porém, RP é uma profissão muito cheia de surpresas e acredito que devemos ter um misto de características para exerce-la e posso dizer que a flexibilidade é uma característica que deve ser a mais trabalhada para o profissional encarar os diversos segmentos deste mercado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s