Relações Públicas o Camisa 10

Como todo bom brasileiro, adoro acompanhar uma partida de futebol, tenho meu time de coração. Uma das funções de um profissional de Relações Públicas é o de criar e facilitar as relações entre públicos.

Em um time de futebol o jogador que é mais criativo e que possibilita as melhores condições aos demais companheiros é o meio-campo que veste a camisa 10. Essa camisa ficou eternizada após Pelé utilizá-la na Copa do Mundo de 1970 e desde então todo jogador criativo joga ou jogou com a camisa 10.

O jogador da camisa 10 faz a ligação dos zagueiros com o ataque e toma conta do meio-campo, pensa nas melhores jogadas a serem feitas em um determinado momento, geralmente é o mais inteligente do time e sempre é versátil.

Na Comunicação Social, o camisa 10 seria o profissional das Relações Públicas, pois é ele que fará ligação e facilitará relacionamentos entre diversos públicos.

Como um excelente camisa 10, o profissional de RP é que vai analisar a situação e decidirá qual a melhor alternativa a ser seguida em um determinado momento, como passar informações para os públicos específicos.

Assim como um jogador craque do time, que sempre trabalhará para chegar a um equilíbrio em suas jogadas e visando sempre deixar uma imagem boa perante os interessados na partida, o RP também será ou pelo menos deve ser o profissional que busca o equilíbrio e o retorno positivo da opinião pública como diz a Wikipédia:

“O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.”

Com isso, encerro meu artigo. Espero com esse esclarecer um pouco a essa questão importante e facilitar aos leigos o entendimento de umas das funções exercidas por nossa profissão.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Relações Públicas o Camisa 10

  1. Mt bom. Sempre dizem que o camisa 10 é o ‘pensador’ e pra mim este é o papel do RP na empresa, o pensador mas também o executor, não no sentido tarefeiro, mas no sentido de fazer as coisas acontecerem.

    ABRAÇOS
    MATEUS

  2. Boa Galofero, gostei da analogia. Vou assistir futebol e pensar na minha profissão, ótima combinação!

  3. Olá Diego, achei muito bom a analogia que você fez….
    O RP deve ser líder e exercer seu papel de formador de opinião naturalmente e com constância, reforçando em seu discurso e atitudes a identidade da empresa, como missão, visão e valores.
    Nos leva a concluir que as relações públicas se caracterizam por sua função mediadora na construção de significados, com o objetivo de educar pessoas por meio da disseminação de informações para conseguir relações mais éticas e democráticas na sociedade.

    Abs.

    Denise

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s