Aconteceu o #circuito4x1

Eu não tinha a menor idéia do que seria  o evento, até que a Marcela me motivou a fazer a incrição. Então, sábado, dia 26 de junho, eu estive lá. O #circuito4x1 aconteceu na ESPM – Campus Vila Mariana e foi, de fato, inovador.

Cheguei um pouco depois do inicio, mas  conseguí ver a palestra de Gabriel Novaes – na Arena Comunicação 2.0 Hands-On com o tema “SEO PR – Como trabalhar com as expectativas do novo consumidor”. Em sua fala, muitas coisas  me chamaram atenção, mas uma em especifico,  Gabriel citou a postura de algumas empresas que não divulgam o telefone de seus SAC’s, uma tentativa nada ética de fugir do pós-venda. Em seu material de apoio havia uma frase que ganhou destaque entre tantas outras: “União do rebanho obriga o leão ir dormir com fome”. Provérbio Africano, em tempos de redes colaborativas, achei muito propicio ao contexto.

Na arena transmedia, assisti Wagner Martins em sua palestra sobre “Marketing Viral – o vídeo viralizando uma mensagem.” Ele tornou muito mais claro o termo para mim, explicando de forma biológica.

Enquanto andava pela escola encontrei com o  Zé Mário, colega de PP  lá na FAPCOM. Assistimos juntos o “Talk-Show com Cazé Peçanha e Videologgers”. Nas perguntas do público houve muito questionamento em relação à MTV, o que desfocou o assunto debatido, mas ainda assim, foi possível absorver bastante informação interessante e produtiva.

No período da tarde encontrei com a parceira de blog  Taís, então participamos da palestra de Gil Giardelli, que trouxe como tema: “Inovação Digital – Mito ou Verdade?”. Falou sobre a evolução da sociedade em se comunicar, revolucionar e pensar. Citou por várias vezes Karl Marx, adaptando suas frases ao contexto da Humanidade 5.0. Fez questionamentos, tais como: Com as redes sociais estamos nos aproximando ou nos afastando? Individualismo ou coletividade? Seria a internet a sociedade que os filósofos já anunciavam a anos atras?

A palestra do Gil, foi realmente muito boa, e instigou todos que ali estavam, trouxe a tona  o conceito de comunicação como Ciências Humanas, levando o debate sempre ao cunho pessoa para pessoa.

Logo em seguida participamos da palestra de Martha Terenzzo, com o tema “Fragmentação da atenção, seres multifacetados e a diminuição do impacto publicitário”. Defendeu que o “o futuro é o que sempre foi”! Fez uma breve recordação histórica entre os fatos mais marcantes da sociedade, as revoluções, a ditadura militar e as mulheres queimando sutiãs. E enfatizou que hoje nós, jovens, estamos num momento de contra-cultura. Segunda ela, somos mutantes (brincou, dizendo que temos super-poderes, rs) e multifacetados, facilmente adapataveis às novas tecnologias da comunicação, com as conexões e quebras de barreira que a internet proporciona. E pediu para que nos conectemos e nos reinventemos!

Na última palestra do dia  o Rodrigo de Almeida nos apresentou “Os 4 P’s do E-mail Marketing” que são: Proposta, Pertinência, Permissão e Permanência. Falou sobre aspectos importantes na criação e envio do e-mail marketing, como por exemplo: texto bem redigido, coerência, mensagem destinada corretamente (público correto), palavras consideradas spam e ainda a quantidade de pixel ideal para imagem JPEG. Enfatizou a importancia da ética na uitilização do EMM, respeitar a privacidade e o desejo do destinatario é extremamente importante na prevenção da imagem e credibilidade da marca.

Além das ótimas palestras, também tivemos o prazer de conhecer as futuras colegas de profissão: Cibele e Aline, do blog A Bordo da Comunicação.

E ainda, fazendo bons contatos, teremos novidades no Versátil RP, novas colaboradoras, aguardem!

Por fim, resta-me dizer que foi um evento bastante interessante. Foi uma ótima experiência e espero repeti-la mais vezes. Parabéns a todos os organizadores: Oscar Ferreira, Dani Melo, Lígia Dutra, Fábio Lima e toda equipe do @circuito4x1.

E se são as perguntas que movem o mundo, que sejamos todos uma geração de comunicadores ativos no instinto curioso e questionador.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Aconteceu o #circuito4x1

  1. Pingback: Tweets that mention Minha Visão sobre o Circuito 4×1/SP « Versátil RP -- Topsy.com

  2. Muito bem Diego, as percepções de estudantes para estes eventos são importantes, afinal, um dia estaremos lá promovendo e nossa visão critíca é essencial.
    E fico feliz que a sua tenha sido positiva e torço para que o Circuito te motive a começar a participar de outros eventos, que acho super importante para nosso desenvolvimento profissional.

    Foi um prazer te conhecer tb. Agora viu que sou uma estudante normal assim como vc… hehehe… nada de brilhante… e espero as novidades do blog.

    Abraços,
    Belle

  3. Parabens pelos comentarios, sinceramente conseguiu passar a experiemcia que voce teve.
    Faltou apenas comentar que gratuidade nāo conflita com qualidade quando se tem organizadores e publico diferenciados e engajados

  4. Olá, gostaria de agradecer as visitas e comentários em nosso blog, é uma honra ler suas palavras.
    Como a Cibele disse, em breve nós seremos os profissionais da comunicação e hoje podemos contar com ótimas influências e exemplo.
    Novamente, parabéns pelo evento e gostaria de agradecer também, à parceira Taís que editou e acrescentou algumas coisas no texto.

    “Humanos de todo universo – comunicai-vos” Gil Giardelli

  5. Olá Diego,

    Que bom saber que o Circuito 4×1 atingiu seu objetivo na passagem por São Paulo, e melhor ainda quando lemos um post tão bacana sobre o evento como o seu. Espero que no ano que vem possamos contar com a sua presença mais uma vez no Circuito 4×1 e que durante toda a espera pela próxima edição os questionamentos e a vontade de se superar sempre possam acompanhar sua vida profissional.

    Forte abraço
    Equipe do Circuito 4×1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s