Perfil do Profissional

Carreira  Solo, Rotina Empresarial ou área Acadêmica?

Sabemos que a profissão de Relações Públicas por si só já é bastante flexível. Tanto em suas atividades, públicos, tipos de organização que pode atuar, etc.

No #circuito4x1 houve muitos estimulos em relação ao empreendedorismo digital,  ou seja, sobre a oportunidade do profissional de comunicação, especificamente, aproveitar as façanhas e habilidades disponíveis na web para gerar conteúdo e retorno para si.

Mas, entende-se do verbo empreender: v.td. 1) Realizar algo dificil. 2) Pôr em execução, cometer. 3) Tentar fazer, começar. E de empreendedor: adj. e s.m 1) Que(m) empreende. 2) Ativo, arrojado, operacional. (Minidicionário Escolar Português, Ciranda Cultural).

Ou ainda, ssegundo o Wikipédia:

Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.”

Porém, é algo percebido que nem todos os profissionais possuem o perfil adequado para o empreendedorismo. Então vamos discorrer neste texto sobre três, das diversas maneiras, que um profissional das Relações Públicas pode atuar: a carreira solo, a rotina empresarial e a área acadêmica.

A carreira solo ou a atividade do profissional liberal pode ser considerada uma das maneiras mais flexíveis de exercer a profissão. Por mais que   disciplina e compromisso são imprescindiveis, o próprio profissional estabelecerá horários, rotina, prazos, etc. Ainda poderá trabalhar em sua própria Home Office, ou seja, o escritório em casa. Com o atual caos das grandes cidades, trânsito, violência, influencias climáticas, algumas pessoas optam pela home office visando uma maior qualidade de vida.

Por outro lado, há os que preferem a rotina empresarial, horários e atividades pré-estabelecidas, cargos hierarquizados e a segurança da recompensa. Trabalho diário com uma equipe, pressão dos chefes, etc.

E há ainda a area acadêmica, voltada para as pesquisas, projetos educacionais, seminários, viagens de aprofundamento e a possibilidade de lecionar na área. Exige também, muita dedicação e disciplina e, sem dúvida, é uma área extremamente importante, não só para as Relações Públicas/Comunicação, mas para qualquer área. Será través das pesquisas e reflexões que os demais profissionais basearão sua atuação na profissão.

Bom, mas o mais importante de tudo é trabalhar com o coração. E fazer da profissão uma arte prazerosa de se exercer.

E aí, já sabe qual é a sua forma de atuação?

Anúncios

2 pensamentos sobre “Perfil do Profissional

  1. Eu quero seguir entre a segunda e a terceira opção. E vou conseguir.
    Como você disse importante mesmo é “trabaçhar com o coração.

  2. Parabéns pelo texto!
    Boa discussão e reflexão.
    Todas as áreas são interessantes e, como bem vc disse no texto, cada um tem uma aptidão. Atuo tanto na área empresarial (com rotinas, segurança, etc) e como na área acadêmica e as duas são compensadoras.
    Abraços,
    @alexandre_amc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s