Relações Reais

O mundo está em constante transformação e com a tecnologia não poderia ser diferente, dentre essas, a evolução das mídias digitais. A internet surgiu como uma estratégia de guerra, mas nos anos 1990 alcançou seu auge passando a ter usuários civis. No inicio os sites eram estáticos e não havia interação entre autor, usuário e conteúdo.  A internet conectava as pessoas, mas de uma forma mais limitada.

Com a chegada da Internet 2.0 as coisas mudaram e os consumidores de conteúdos eram também produtores e vice e versa. O usuário passou a ter participação ativa nos blogs, sites e redes sociais.

Com as manifestações de opiniões, pensamentos e exposições de idéias os consumidores passaram a ser notados pelas corporações que viram nas redes sociais a oportunidade de publicidade da marca e, além disso, conhecer seu público. Surge então uma preocupação maior com o atendimento e com a imagem da empresa diante dos “formadores de opinião” virtual.

O homem sempre achou que os recursos naturais seriam inesgotáveis, que a natureza duraria para sempre. A revolução industrial acelerou este processo de destruição e o capitalismo potencializou com seu consumismo desenfreado. E de algumas décadas para cá um conceito que ganhou força foi de sustentabilidade e para isso temos que ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. As corporações também tiveram que adequar para não ficar ruim junto à opinião pública sendo uma empresa que destrói o mundo.

Dois assuntos que leio muito em sites, jornais, redes sociais discursos e escuto também em aulas: web 2.0 e sustentabilidade. Acho muito importante discutir tudo isto a tecnologia sempre se renovando e inúmeras pessoas preocupadas com o futuro do planeta. Muito discurso, muita inovação, mas o que vejo é…

No Facebook e Orkut possuem aplicativos que se chamam Farmville e Colheita Feliz respectivamente, pessoas vivem plantando ali tanto legumes como árvores e na vida real? Quantas árvores você já plantou? Você tem uma colheita para sua subsistência e evita o gás óxido nitroso que um dos maiores causadores do efeito estufa?

Eu no Orkut tenho 498 amigos e no Twitter 337 followers, mas amigos e pessoas que posso contar verdadeiramente não seriam mais que 10.

Talvez não seria hora de esquecer um pouco as soluções tecnológicas, não renegando a sua importância, principalmente para expansão de relações pessoais e comerciais e discursar menos “verdermente” e pensar no ser humano que esta próximo a nós, seja em casa, comunidade, corporação.

Relações Públicas vamos pensar um pouco mais nas relações humanas reais?

Anúncios

6 pensamentos sobre “Relações Reais

  1. É aquela velha história que a Internet aproxima quem tá longe e afasta quem tá perto ..

  2. Pingback: Tweets that mention Relações Reais « Versátil RP -- Topsy.com

  3. Ótimo texto e reflexão! Olha, como uma pessoa ‘um pouco’ viciada na Web 2.0 esse debete mto me preocupa viu, rs! Tem que haver muito equilibrio entre a vida de carne e osso e a virtual, tbm nas questões de responsabilidade social/ambientel para nós e tbm para as empresas, as atitudes/exemplos valem mais que mil palavras, então agir é necessário, neh!!!

  4. Ao tempo que a internet tem contribuído positivamente com um contato ainda maior entre os públicos e as organizações, também influencia em um distanciamento daquilo que é nossa realidade.É algo a ser pensar e ver até que ponto a internet pode ser usada a favor de todos e não nos tornarmos meros alienados e dependented dela.

  5. Ao tempo que a internet tem contribuído positivamente com um contato ainda maior entre os públicos e as organizações, também influencia em um distanciamento daquilo que é nossa realidade.É algo a se pensar e ver até que ponto a internet pode ser usada a favor de todos e tendo o cuidado de não nos tornarmos meros alienados e dependentes dela.

  6. Pingback: Retrospectiva: Julho no @VersatilRP «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s