Mãe, eu to fazendo Relações Públicas! Quê?!

Este é meu primeiro post no Versátil RP e confesso que tenho a cabeça borbulhando de ideias, mas certa ansiedade me deixa sem saber por onde começar. Bem, vamos começar pelo começo, sou a Marina, moradora da zona sul de São Paulo que trabalha desde que saiu das fraldas nas mais diversas áreas e que quis durante muitos anos ser dentista. Na infância fui muito tímida, talvez por isso, hoje eu fale tudo o que não falei durante essa época. No último ano do ensino médio estive em dúvida entre fazer RP ou Odonto, pesquisei muito mesmo sobre as duas áreas e percebi que eu já era praticamente uma RP, já tinha essa visão de cuidar dos relacionamentos entre partes, gostava de manter e calma e a justiça em todos os ambientes e eu falava muito, quase que sem parar. Também nesta época eu era professora, talvez isso tenha potencializado essas características. Em julho de 2009 entrei para a Fapcom no curso de RP.

O choro mais gostoso da minha vida foi no dia que vi meu nomezinho no site do Prouni! Mas daí vem a pergunta que não quer calar: O que é RP? Essa pergunta era atirada a mim por toda a minha família, alguns amigos e conhecidos. Poxa, como explicar?!  Comecei então, a dizer aquilo que eu sentia ser o papel do RP, praticamente descrevendo-me: O RP é aquele profissional que cuidará de todas as formas de relacionamentos entre públicos, como trazer os interesses do pessoal da produção para os diretores; Também cuidará para que haja um bom ambiente de trabalho, dando voz às pessoas, garantindo direitos e melhorias; Cuidará também da imagem e das ações de uma pessoa/empresa, tornando os públicos que o rodeiam mais satisfeitos, e manterá a harmonia com todo o meio ambiente. Tudo isso podendo usar das mais diversas ferramentas e introduzindo novos meios, técnicas, improvisos, jogo de cintura, visão de futuro, e, principalmente, diplomacia. RP é a função mais ética, mais humana, mais leal, mais harmônica e fraterna que possa existir num mundo coorporativo.

Sim, eu sou uma fanática pela área, apaixonada por RP! E vocês, caros leitores, Rp’s ou não, qual a sua visão da sua área de atuação?

E, só para constar: A beleza está nos olhos de quem vê, apaixone-se pela sua área, e esta lhe completará!

Este é o primeiro de muitos posts!

Obrigada!!”

Anúncios

15 pensamentos sobre “Mãe, eu to fazendo Relações Públicas! Quê?!

  1. Parabéns pelo texto!
    Um boa contribuição para essa discussão.
    @alexandre_amc

  2. Olá Marina!

    Parabéns pelo blog!
    Me formei recentemente em RP aqui em Recife e tb sou uma apaixonada pela profissão.
    As relações públicas é uma das profissões mais completas que já conheci. Costumo sempre comparar nossa profissão à medicina. Cuidamos da saúde das organizações, realizamos exames (pesquisas), elaboramos diagnóticos e prognosticos… Quando nos formamos somos como um clínico geral (generalista), e o legal e que na academia vemos de tudo um pouco.
    Bom eu sou suspeita para falar da profissão, sei que a amo muito e sei que foi a melhor escolha que fiz em minha vida!
    Abraço.

    Karla Guimarães
    karlacarolina@gmail.com
    http://www.innovacomunicacao.blogspot.com

  3. Sou estudante de Relações Públicos, estou indo para o 6° semestre. Adorei seu post. Realmente as pessoas ainda desconhecem a area e fico indignada por gostar muito e saber que o convivio numa empresa pode ser muito melhor se houver um profissional de RP. Muito sucesso pra você. Parabéns!
    Twitter: @nathyrp

  4. Adorei o post, titulo muito inteligente, quem é que não passou por isso afinal?
    Sou RP e amo a profissão, conceituamos marcas, construímos relacionamentos e potencializamos o sucesso!

  5. Olá Marina,

    Muito bacana seu texto. Objetivo e esclarecedor. Parabéns!
    Quando li, confesso que, me identifiquei bastante. Já passei por isso várias vezes.

    Beijos Milena.

  6. Que bacana, Marina, o seu depoimento. Sucesso com as RP! E que vc seja feliz também nessa área! O RP é um articulador, um harmonizador de relacionamentos, um estrategista organizacional. Beijos, Carol Terra

  7. Parabéns pela estreia e obrigado por nos mostrar essa paixão. Este blog está crescendo hein Galofero. Que legal! Um abraço ao, agora, trio.

    Mateus

  8. Esta crescencdo Mateus porque esta meninas são muito inteligentes, esperamos alcançar um excelente nível e todo conselho e dica será bem vindo.
    A Marina realmente escreveu com a alma este post, adorei o jeito que ela escreve e fico contente com tantas visitas.
    Obrigado Marina por fazer parte da equipe.
    Beijos

  9. Boa, ótimo texto Marina, bem vinda novamente à Equipe Versatil!

    Sobre o texto, até hj minha não sabe ao certo o que eu estudo, rs!!
    Mas, depois de pesquisar mto e de desistir da psicologia, eu sabia que RP era a escolha! E hj no 6º semestre, qse na reta final, essa ctz só aumenta! É, aparentemente, uma área mto gostosa de trabalhar e o melhor e principal, estamos/estaremos lidando com PESSOAS!! E viva à humanidade! rs

    E pela equipe, obrigada pelos comentários colegas!
    Beijos!

    @tais_so

  10. Belo texto.
    Eu também,antes de entra na Fapcom,mal sabia o que era RP.Mas aos poucos,ouvindo alunos e professores dessa área puder entender o que um RP deve ser e fazer.
    Admiro essa profissão,que está em grnade ascensão.Cuidar de relacionamentos é algo muito difícil e preciso.O profissional de RP,com certeza é o mais qualificado para isso.
    Adorei quando vc diz: A beleza está nos olhos de quem vê, apaixone-se pela sua área, e esta lhe completará!
    Eu sou uma apaixonada pela minha área,Rádio e TV e sei que isso realmente e completa.Mesmo com todas as dificuldade,sou feliz com ela.

    Beijos
    Daniela Aparecida.

  11. Olá, Marina!

    Parabéns pelo seu primeiro post! Ficou muito bom mesmo!

    Tenho a mesma visão sobre RP, apesar de não ser um. Mas admiro a profissão em si e a sua paixão por ela.

    Eu, na verdade, sou um conglomerado de áreas. Um fuçador de primeira qualidade que acabou se apaixonando também pela socialização e compartilhamento. Hoje, trabalho com Social Media e promovo o Café Com Blogueiros, evento que chega no final de agosto e que tem como princípio exatamente essas duas paixões: Socializar e Compartilhar.

    Novamente, parabéns pelo post e pela sua visão. Adorei o blog!

    Beijos,
    @BetoTercette.

  12. Poxa pessoal, muito obrigada mesmo! Escrevi com o coração e tentei demonstrar algo que muitas pessoas passam e sentem…
    Muito obrigada pelo apoio de todos! Em breve mais posts e novidades!!

    Beijão a todos!

    @nana_faria

  13. Olá Marina, iniciou no Blog com o a mão direita. Muito bom texto. Sou leitor a pouco tempo do Blog e tenho gostado do conteúdo.

    Espero que continue sempre. Também amo minha profissão e a carreira que estou seguindo como empreendedor, uma desafio sênior e muito saboroso.

    Parabens, aguardamos novos textos repletos de engajamento.
    Fábio Nkouhomi
    Me add em seu twitter – @nkouhomi

  14. Pingback: Retrospectiva: Julho no @VersatilRP «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s