Empresa como Sujeito Social

Esses dias, um companheiro de Relações Públicas, enviou-me um texto onde dissertava sobre “vídeos institucionais“. E ele começava num tom indignado pelo descaso ao assunto. Mais ou menos assim:

Normalmente vejo muitos posts sobre mídia digital, comunicação interna, eventos e outros. Porém dificilmente vejo alguém escrever sobre vídeos institucionais, e não sei se todos dão a devida importância a eles(…)

E achei plausível darmos relevância ao tema.

Vídeos institucionais são àqueles vídeos que mostram as caracterísitcas da empresa, e de forma clara e objetiva todas as informações que precisam ser passadas aos fornecedores, clientes, colaboradores e, também, funcionários.

É importante a empresa adquirir essa identidade imagética de seu perfil. Além do mais, assim como disse o Relações Públicas, Ivan Amorim, qual o funcionário que não se orgulha de, simplesmente, aparecer num vídeo da sua empresa? De ter seu trabalho reconhecido, e poder mostrar para sua família o que fazia naquele determinado momento em que era filmado?

O funcionário, na minha opinião, é e sempre será o principal cliente dentro de uma grande empresa. Digo “grande”, pelo fato de que somente as maiores(em termos qualitativos), conseguem reconhecer o trabalho de um funcionário.

O papel dos vídeos institucionais, então, não é meramente mostrar as locações de uma empresa, sua forma de trabalho e sua maneira high tech de produção. Vídeo institucional é, também, uma maneira de se comunicar com o público!

Entretanto, muitas empresas, pensando em se formalizar apenas para estarem no “padrão” de outras, contratam serviços de péssima qualidade do tipo ‘luz, camera, atores bonitos e ação!’.

É importante saber quem será contratado para fazer o trabalho, e mais ainda, COMO será feito.

Para que atores, se o manejamento, a pulsassão real de toda empresa, é feito pelos próprios funcionários todos os dias? Há alguém experiente o bastante para edição da filmagem, administração das imagens, o cuidado de aparecer cada partezinha da empresa. E o responsável pela mensagem correta, direta e sofisticada que aparecerá no vídeo?

Fornecer identidade. Transparecer o quão importante é SER empresa. Mostrar a todos qual a mensagem, quais as novidades, qual a história da instituição.

Hoje em dia, mediante a diversos meios comunicáveis, o processo de divulgação institucional está cada vez mais próximo das organizações, além de mais acessível em preço de custo. Os meios digitais, tais como hotsites, podcasts, blogs, redes sociais entre outros, são meios excelentes para divulgação não só da produção de bens da empresa, como de sua identidade.

Engajado no formato de vídeo institucional, existem também os vídeos motivacionais. São estratégias de suma importância dentro dos compartimentos empresariais. O segredo dos clipes motivacionais? Valores.

Motivar seus funcionários é cativar seus clientes. Tudo faz parte de um grande ciclo.

Este é um vídeo motivacional, produzido pela Criahaus, criado para abertura de um evento, em 2008, da MV Sistemas:

http://www.dailymotion.com/video/xdcts0_mv-motivacional-2009_creation

Portanto, caro amigo RP, lembre-se sempre que “a preocupação primordial do profissional de comunicação organizacional, o Relações Públicas, é informar e formar uma opinião pública que conheça as políticas da organização quanto a sua importância”. (CARISSMI)

Dê a relevância certa ao trabalho certo, mostre a todos que  sua empresa além de possuir um cadastro nacional de pessoa jurídica, antes de tudo, tem uma responsabilidade social enorme. Empresa como Sujeito Social! 😉

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10 pensamentos sobre “Empresa como Sujeito Social

  1. Mais uma vez, agradeço imensamente ao Ivan Amorim, pela gentileza de conceder-me a pauta sobre Vídeos Institucionais. Relações Públicas de sucesso esse aí, viu? rsrs.

  2. Excelente texto, fico feliz por ter ajudado…
    E isso sobre vídeo institucional não é nem o começo sobre esse assunto tão vasto, importante e presente nas empresas.

      • Parabéns aos integrantes do Versátil RP por mostrar essa profissão que muito tem a acrescentar às instituições que realmente desejam crescer no mercado, mas, mais que isso, que desejam ver seu funcionário como um verdadeiro parceiro dentro da instituição, e é nesse sentido que se deve atentar ao trabalho do profissional de RP, pois este pode criar verdadeiros elos entre os mais altos aos mais baixos cargos. E como nossa querida Marcela disse em “Empresa como sujeito social”, o funcionário “é, e sempre será o principal cliente dentro de uma grande empresa”.

        Ótimo trabalho!

  3. “Aprender,trabalhar e crescer”

    “Capacidade de aprender para depois ensinar”

    “Esta mania de aprender e ensinar é move o mundo”

    “Não basta viver mais precisamos de atitude para viver melhor”

    “Para isso o homem aprendeu mais uma palavra mágica , colaboração”

    Muito contraditório isso de colaboração este mundo tão egoísta que vivemos. De trabalho em equipe quando as pessoas alimentam o grande vício da vaidade.

    Quando as pessoas pensarem global tudo melhorará mas todos os estimulo que recebemos vai contra este pensamento, somos estimulados a trabalhar mais para vencer a qualquer custo sem importar com a empresa, somos estimulados a comprar e consumir descabidamente sem pensar no meio-ambiente e nas gerações futuras.

    Por isso eu adoro quando aparece ideias assim, vejo pensamentos assim, mas a vida caminha contra tudo isso em sua grande maioria.

    Já dizia um professor meu o colaborador é o principal veículo de comunicação dirigida de uma empresa, ele contente, falando bem a empresa irá crescer confusamente.

    Valeu Marcela e Ivan por compartilhar esta reflexão

  4. Excelente Texto. Reflete bem a realidade de muitas empresas, que não dão a devida importância a um vídeo institucional. Bem trabalho, o video serve com um grande instrumento para a valorização de uma organização e seus colaboradores.

    Um grande abraço!

  5. Nada mais certo do que isso, pois a empresa precisa assinar um ‘contrato social’ para existir. Com obrigações e deveres para com a sociedade.

    Mateus
    @Ocappuccino

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