#Eleições2010

Democracia, palavra bonita de origem grega com raiz na palavra “demos”, ou seja, povo. Democracia seria o poder do povo que através do sufrágio (voto) decidi quem será seus representantes da nação, responsáveis por identificar e solucionar os problemas sociais.

Recentemente li em uma revista uma entrevista do rapper Alex Pereira Barbosa o MV BILL ao ser questionado sobre a má qualidade dos programas de TV brasileiros, respondeu ser o reflexos de nossa  sociedade. Podemos dizer o mesmo sobre nossos políticos.

Aprendi nas aulas de Teoria de Opinião Pública que um dos papéis do profissional de Relações Públicas é munir os públicos com informações verdadeiras e de qualidade para que possa existir um debate produtivo de opiniões controversas. Aliás, só havendo controvérsias que existirá um debate, com os debates ajudarão a formar e estas opiniões que formarão a opinião pública.  No último século o Brasil passou por duas ditaduras e o tal poder do povo foi renegado.

A Internet nos devolveu este poder, além do voto e, como Relações Públicas que sou alimentarei vocês, caros leitores, de informações sobre o que acontece nas redes sociais referente à nossa política.

Mas antes alguns dados, segundo uma reportagem do Estadão.com.br do dia 27 de março de 2009, o brasileiro passa 3 vezes mais tempo na web do que vendo TV.

Mas será a web que decidirá o nosso novo presidente?

Os 03 candidatos com maior share nas pesquisas: Marina Silva (PV), José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), utilizam diariamente o Twitter para propagar suas campanhas, até candidatos de partidos chamados de  “nanicos” como é o caso de Plínio Arruda do PSOL entrou na “onda” .

Vamos às controvérsias sobre o assunto, em uma reportagem da jornalista Bárbara Forte no Portal eBand. Nesta reportagem Eduardo Viveiros (doutor em Ciências Sociais e pesquisador da PUC) afirmou que: “A diferença em relação aos meios de comunicação tradicionais (jornais, rádios e TVs) está na interatividade e na velocidade com que as informações e pontos de vista são divulgados, discutidos e comentados”, e para ele as redes sociais são excelentes ferramentas para a mobilização das militâncias partidárias.

O coordenador da campanha virtual de Dilma – Mauro Branco acredita que este é o ano da internet nas eleições. Sérgio Caruso, até então o coordenador da campanha virtual de Serra também acreditava nisso. Hoje a responsável pela campanha na web de Serra é a ex- VJ, subprefeita e candidata a prefeitura de São Paulo na última eleição Soninha Francine.

“A internet permite que cada um se exponha na mesma medida. No Twitter, a candidata Marina Silva (PV) tem tanto espaço quanto o Serra, ou a Dilma, por exemplo.” afirma escritora e professora da UERJ, Alessandra Aldé, para ela isto torna a campanha mais democrática.  Mas, no entanto a própria diz que não é a internet que decidirá as eleições à presidência deste ano, mesmo com todas estas possibilidades já apresentadas.

É algo que veremos, eu sigo diversos candidatos até o Kiko e Leandro do KLB para saber de suas propostas

Depois do famoso “CALA BOCA GALVAO” o brasileiro tomou gosto em aparecer nos Trending Topics mundial, chegando a um nível até de banalização.

Gostaria de propor um “Vote Certo Brasil”, “Consciência Brasil”, “Eleições 2010” será que chega ao TTs Mundial?

Abaixo segue o link do Twitter dos sete candidatos a presidência, confira e pense bem no seu voto, mesmo que seja nulo que não deixa de ser uma opção. Sigam-os ou não, é uma opção democrática.

José Serra

Dilma Rousseff

Eymael

Levy Fidelix

Marina Silva

Plínio de Arruda Sampaio

Zé Maria

Anúncios

Um pensamento sobre “#Eleições2010

  1. Pingback: Retrospectiva: Julho no @VersatilRP «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s