História, características e curiosidades

Estamos estudando as artes da comunicação e muitas vezes me deparo com algumas informações que não sabia sobre nossa amada profissão de relações públicas, por isso, resolvi fazer um post com algumas destas informações. Por exemplo, a data oficial da profissão no Brasil é em 2 de dezembro, homenagem à Eduardo Pinheiro Lobo, que é considerado o “Patrono” das RP por ter sido o primeiro a exercer essa função em um Departamento de Relações Públicas propriamente dito. Ele implantou diretrizes fundamentais que sobrevivem até hoje ao lado de novas técnicas.

Em 1954, foi fundada a Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) e propôs em 1955 o seguinte conceito para a profissão: Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada” , lindo ne?!.

A partir de 1967, a profissão passou a ser regulamentada no país e foi estabelecido então o Sistema CONFERP (Conselho Federal de Relações Públicas), formado pelo Conselho Federal e pelos Conselhos Regionais de Relações Públicas. Sua criação ocorreu em 1969, e sua regulamentação em 1971. A partir daí somente podem exercer a profissão no Brasil os indivíduos formados em curso superior de Relações Públicas e que estejam registrados em seu respectivo Conselho Regional. Por isso não pode sair falando por ai que é RP se não for formado, podemos denunicar essas pessoas no site do Conferp. E em 1972, o CONFERP aprovou o Código de Ética, enfatizando o respeito aos princípios da “Declaração Universal dos Direitos do Homem” e o compromisso com a verdade e com a manutenção do diálogo e da livre circulação de informações.

Desde março de 2003 o CONFERP estabeleceu algumas outras características:

  • Nosso juramento:

Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade.

  • Nossa cor: o azul.
  • Nossa pedra: Safira, no Brasil é a Safira – do – Brasil.
  • Nosso mascote:

O golfinho rotador, justificado pelo Conferp como “um dos animais mais comunicativos e sociáveis do planeta”. Alguns profissionais da área citam o ornitorrinco como o animal que representaria melhor as Relações Públicas, pois são dotados de muitas características, que os fazem adaptáveis a diferentes situações e que tornam confusa sua identificação e definição.

Anúncios

Um pensamento sobre “História, características e curiosidades

  1. Pingback: Tweets that mention História, características e curiosidades « -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s