Quem pauta os temas da Sociedade?

De acordo com as teorias da comunicação o jornal impresso é responsável por pautar as notícias nas redes de televisão/rádio e assim pautar os temas debatidos na sociedade.

Mas tenho observado que ultimamente algumas pautas tem saido da web para os jornais impressos e tv/rádio, vide Barraco de Sorocaba, Vídeo dos Meninos da Vila, o Cala Boca Galvão e o Cala Boca Silvester Stalone, as Declarações do Índio pelo Twitter, as declarações dos Vloggers PC Siqueira e Felipe Neto, o movimento Fora Sarney,  A matéria no Fantástico sobre exposição nas Redes Sociais, a campanha politica via Twitter, o Dia Sem Globo, entre outras.

Há questionamentos em torno da Politica na era twitter, questionamento na validade das pesquisas de intenção de voto ou de ibope. Novas formas de relacionamento via web, amizades por afinidades e interesse e não mais por proximidade geográfica. Novos paradigmas de atendimento ao cliente, estamos na era do “home office”, trabalhar em casa pela web de chinelo e moleton.

No Brasil, o uso da internet é ainda pequeno se comparado ao total de habitantes, mas já noto consideráveis quebras de paradigmas. A pergunta que me faço é: com o advento da internet quem serão os “donos da mídia”?

Para embalar as reflexões recomendo a página: Internet e Inclusão Digital do portal Observatório do Direito à Comunicação.

E abaixo um vídeo ilustrativo:

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3 pensamentos sobre “Quem pauta os temas da Sociedade?

  1. Curti a parte do vídeo que fala que a mídia social substituiu a procura por conteúdo pornô rss, apesar que tem conteúdo que é de fu….

    Quem nos pauta é a televisão ainda, principalmente as novelas

  2. Os grandes donos da mídia no futuro? Pode ser o Google, ou os provedores… mas como nenhum deles produz conteúdo, apenas organiza, acho que poderemos assumir o controle um dia.

    O único problema é que ainda não detectamos esse poder, por isso utilizamos nossa força para pautar coisas idiotas – vide barraco de Sorocaba. Enquanto a era do Socialnomics for a era da revolução de sofá, estaremos à margem da nossa grande chance.

    E como o próprio vídeo mostrou, o tempo passa mais depressa…

  3. É provável que um dia possamos ser os ‘donos da mídia’, mas acho que isso advém de acordo com a ‘bagagem cultural’… enquanto vendarmos nossos olhos para assuntos realmente importantes, continuaremos nos pautando ao ridículo da comunicação social tal qual a vemos hoje.
    As pessoas que leem e entendem posts como esse já estão a meio caminho andado… mas e quanto ao resto? (considerando esse ‘resto’ como 9/10 de toda a população mundial, ou até mais)

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