Estivemos no Fórum de Diversidade Estratégica nas Organizações

Não sei ao certo quando e como conhecií a Belle e sua turma do blog A Bordo da Comunicação, mas sei que aprendí a admirá-los.

Ontem (19/08), eu,  Milena e Eliane do 6º semestre de RP, Élida estudante de Jornalismo,  a professora Carla e alguns outros alunos da FAPCOM participamos  do 2º Fórum realizado pela equipe de estudantes e profissionais da área de Comunicação Social. Foi o segundo fórum realizado no espaço gentilmente cedido pela (FECAP).

Neste ano o tema foi Diversidade Estratégica nas Organizações e contou com as sábias palavras da professora Doutora Maria Aparecida Ferrari, pesquisadora em dedicação exclusiva, dos programas de graduação e pós-graduação ECA-SP.

Gládis Henne Eboli que na época do convite para palestrar era gerente executiva de comunicação do Instituto Ethos e hoje auxilia na campanha da candidata à presidência do Partido Verde (PV) Marina Silva.

Marta Dourado é presidente da empresa Fundamento Comunicação Empresarial, coordena o grupo de mercado da ABRACOM e também é secretária-executiva da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (Asec).

Cleber Neumann é Rational Software Support Manager da IBM Brasil.

O Fórum teve inicio com um discurso da Cibelle, administradora do blog A Bordo, em seguida a professora Ferrari abriu os debates com muito entusiasmo falando um pouco sobre o tema e  sobre a importância das mulheres em cargos gerenciais. Falou sobre alguns aspectos encontrados no livro Relações públicas: teoria, contexto e relacionamentos, escrito por ela, Fábio França e Grunig. Levantou questões sobre sustentabilidade, sobre o papel do colaborador como público número 1 da empresa e o grande número de estudantes mulheres da área da comunicação e discrepância nos cargos gerenciais no mercado, onde em sua maioria é ocupado por homens.

A primeira palestrante foi Marta Dourado que falou sobre ética e o pacto global, fez um paralelo entre a igualdade e diferença. Falando sobre igualdade de gêneros citou o Programa Pró-Equidade de Gêneros da Secretaria de Política da Mulher, do Guia de Auto-Avaliação da Igualdade de gênero da ONG EQUAC. Quando falou sobre diferenças pregou a humanização nas relações dentro das organizações. Ela não se limitou entre gênero homem e mulher, também falou sobre opção sexual e neste momento a nossa Versátil Marcela fez um comentário sobre um Pet Shop na Frei Caneca em São Paulo que tem como público-alvo casais homossexuais  que não podem ter filhos e  adotam os animais como simbolo de afeto entre eles, e citou ainda  o Google que  lançou uma campanha que pagará maiores salários para o público GLBT.

Maura comentou ainda sobre a comunicação interna que cada vez mais é valorizada nas empresas e que sua empresa tem quatro clientes que querem estratégias voltadas apenas para este público.

Cleber Neumann comentou a estratégia de tratamento de gêneros dentro da IBM. Gládis Eboli falou sobre ativismo e grupos de pressão, eu fiz uma pergunta sobre qual era diferença sobre este tipo de serviço e lobby e a resposta me pareceu confusa, talvez tenha formulado errado minha questão.

Na mesa redonda Ary Rocco, que compõe a equipe de coordenadores da FAPCOM, questionou as empresas que utilizam o advento de ser uma empresa preocupada com as diversidades para adentrar novos mercados.

Enfim foi uma tarde de quarta-feira muito proveitosa, onde fiquei sabendo do 27º Congresso Interamericano de Relações Públicas e 50° Aniversário da CONFIARP do qual pretendo participar. Parabéns pelo fórum galera A Bordo, navegamos juntos.

Anúncios

5 pensamentos sobre “Estivemos no Fórum de Diversidade Estratégica nas Organizações

  1. Pingback: Tweets that mention Estivermos no Fórum de Diversidade Estratégica nas Organizações « -- Topsy.com

  2. Eu acho que o fato de não ser um futuro RP fez com que o fórum tenha sido ainda mais proveitoso pra mim. Através do fórum eu pude entender um pouco mais sobre conceitos de RP e sua importância. Foi muito bacana, acrescentou algo que na faculdade eu não verei tão bem, mas que faz grande diferença já que trabalhamos com comunicação integrada.

  3. Olá alunos! Eu adorei o Fórum!!!!!! Como comentei, o tema é novo e nunca havia participado de um encontro sobre diversidade! Tenham em mente que a organização quer um profissional “completo”, portanto esse é um tema que vocês tem que buscar mais informações! Um beijo, Profa. Maria Aparecida Ferrari

  4. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive » Cobertura do Fórum A Bordo da Diversidade Estratégica nas Organizações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s