Nada de mesmice na comunicação interna

Trabalhar com pessoas é algo muito complicado, instável e delicioso.  E esse é o nosso negócio. Antes de pensar nos seus funcionários, pensar que eles são pessoas, seres humanos multifacetados que tem muitos outros interesses além de sua carreira. Isso um profissional de RP deve ter em mente quando pensa em fazer alguma campanha interna. Pensar no que os funcionários vão pensar e sentir com aquela ação, pensar no que geralmente é feito, e pensar no que os interessa tentando linkar com o seu objetivo para aquela ação.

Estamos chegando a setembro, nenhuma data especial para ser comemorada pela empresa, certo!? Errado! Esperar uma data para fazer algo para seus funcionários, ou até mesmo, ampliando para uma esfera pessoal, para as pessoas ao seu redor, é um erro primário. Motivação é o que move as pessoas, isso é óbvio. Mas, Napoleão disse algo válido para todas as épocas: “Duas alavancas movem o homem: interesse e medo”. O que você espera que mova seus colaboradores: O medo de ficar desempregado, ou o interesse em ir trabalhar? Motivação é tudo!

Construa novas ferramentas de comunicação, crie novas ações de integração e reconhecimento, quebre a rotina, faça com que o ambiente de trabalho seja algo agradável e animado, e se não encontrar motivos para isso: invente-os!

E lembre-se: pessoas são seres muito originais, conheça verdadeiramente as pessoas, e observando suas singularidades, poderá elaborar ações diferentes para vários setores de uma mesma organização com um toque diferente e com muito mais eficácia e personalidade.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Nada de mesmice na comunicação interna

  1. Realmente pessoas me fascinam e me assustam. Esta alavanca que o napoleão falou é muito verdade, mas acho que a sinceridade dentro uma empresa já seria um indicador de um bom ambiente de trabalho.
    Relações claras entre as pessoas seria legal, o mundo está muito mesquinho, pessoas ao seu lado querendo te enfiar a faca pelas costas, querendo seu lugar.

    Pessoas que se dizem ser suas amigas sentem inveja de vc , do seu sucesso.

    Se vc toma a frente em algum projeto vc é metido, puxa-saco etc.. Mas enfim parabéns Marina

  2. Pois bem, o homem só de identifica como tal a partir do momento em que se relaciona em sociedade. Acredito que o fato de identificar-se é a primeira dificuldade do homem em viver em sociedade. Saber que é humano, mortal e imperfeito é bem difícil até para os mais desapercebidos.
    Como Napoleão e Diego concordo com estes dois impulsos: ous nos movemos por medo ou por interesse, e isso é bem claro desde pequeno quando buscamos algo em troca para a realização de atividades. Particularmente considero essa compensação infantil um erro pois o mundo nem sempre dá em troca o que queremos. Mas deixa quieto.
    Manter seus funcionários motivados não é facil mas também não é o grande desafio. Ambiente honesto e justo já garante 50% de satisfação, no mais saber ouvir, respeitar e valorizar as potencialidades promove um ambiente leve e confortável. Isso motiva muito!

    Com rotina ou sem rotina as pessoas se adaptam e possuem características diferentes. por exemplo eu não me imagino na rua “correndo atrás” de executar meu trabalho mas com certeza tem muita gente que pensa ser muito chato estar em um escritório com ar condicionado e pessoas em volta.

    Bom texto, simples, penso que pode aprofundar ainda mais, mas a discussão já está lançada!

    Parabéns Marina e Parabéns equipe Versátil!

    Abraço,

    Rodrigo Almeida – @almeida021

  3. Muitas vezes nos dedicamos apenas ao ferramental e esquecemos que comunicação é diálogo com e entre pessoas! Muito bacana o post! Abraços, Carol Terra (www.meadiciona.com.br/carolterra)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s