Estratégia nos eventos I

Ganhei ingressos para assistir a um grande evento no autódromo de Interlagos, não preciso dizer o quão grande foi esse evento e quantos elos comerciais existem ali. Num mesmo carro foi possível ver 5 patrocinadores diferentes. Mas não é sobre os carros que este post esta aqui, mas sim, pelo fato de que a área de eventos é uma de nossas alçadas. Vocês já devem ter percebido que a equipe Versátil está sempre cobrindo alguns eventos bacanas sobre comunicação, então, evento é algo que já fomos, e muito, desde os mais simplesinhos, aos mais mega ultra blaster ultra super sônico, desde aquele que atravessamos a cidade para conferir até aqueles que fomos para comer de graça. Enfim, o fato é que qualquer tipo de evento deve ter um objetivo, deve ter foco em todos os detalhes. O autódromo é um espaço enorme, mas foi pouco aproveitado, havia stands pequenos demais para a quantidade de pessoas, e stands que não havia nenhuma interação, isto é, sem nenhuma estratégia de estar lá. Serviços oferecidos pela equipe que organizou o evento em si estavam bem organizados, havia facilidade de alimentação, segurança, banheiro e afins, mas os patrocinadores perderam uma excelente oportunidade de promoverem suas marcas e produtos com muito mais eficácia.

Já fomos a eventos onde os patrocinadores tinham stands que promoviam uma interatividade muito inovadora, nos fazendo dar mais atenção, dali em diante àquela marca. E interatividade não quer dizer distribuir brindes ou colocar um mágico na entrada, mas usar da sua marca/ produto/ serviço como fonte de inspiração para inovar. Eu sou uma prova viva de que não é necessário gastar muito pra ser criativo, muito pelo contrário, aliás. Explore os cinco sentidos do seu público, use tecnologia, tenha uma boa apresentação, esteja em harmonia com o evento como um todo, nossa, tem muita coisa legal para fazer, é imperdoável deixar escapar a oportunidade de mostrar a sua empresa de uma forma mais próxima das pessoas . Pretendo fazer um próximo post com cases para ilustrarmos essa idéia.

Enfim, inove e seja estratégico na hora de participar de um evento. Use a melhor ferramenta que um RP bem conhece: sua criatividade!

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3 pensamentos sobre “Estratégia nos eventos I

  1. E gostei deste início de post. Concordo que um evento sem boa criatividade e organização, não funciona bem. Vou esperar pelos cases ilustrando a ideia.

  2. Marina,

    bacana falar um pouco sobre a necessidade dos Relações Públicas na organização de eventos.
    Eu não gosto desta atividade, prefiro estar totalmente distante ou somente auxiliar em alguma pendência. Mas evento não é meu forte.

    É importante ressaltar que evento simplesmente como show e espetáculo não é atividade dos RPs mas sim a ação planejada com foco no relacionamento entre públicos.

    Vejo uma deturpação já na academia desta “ferramenta” dos RPs.

    Vale uma discussão.

    Abraço!

    Rodrigo Almeida
    @almeida021

  3. Eventos são ferramentas poderosíssimas para a ativação de marcas. Se bem trabalhado, pode gerar resultados que nenhuma campanha publicitária geraria.
    Mas para isso há de se reconhecer os eventos com perfis potenciais para o seu negócio, objetivos bem focados e estratégias para se estar ali, de se apresentar para “aquele” público e, mais do que isso, interagir com ele.
    Apostem muito e BEM nos eventos como ferramenta de RP e MKT. Vale a pena!

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