Coexistir

Quando consegui entrar no curso de comunicação social e olhei a grade curricular, achei interessantes as matérias do tronco comum que teríamos. Filosofia, Ética, Sociologia, Psicologia, Cultura e Realidade Brasileira, Teoria da Comunicação. Matérias que acho essencial não somente para o crescimento profissional, mas também para o pessoal.

Logicamente que ensinamentos retirados destas matérias não seriam inseridos em nosso cotidiano de um dia para o outro, teria que ir de encontro de nossas crenças e valores e latentes. Educação, respeito, comprometimento, disciplina e empatia não se aprendem em lugar nenhum senão na vida. Comprovado cientificamente que as pessoas não escutam as outras e sim apenas ouve pensando em uma resposta para superar a ideia daquele interlocutor.

A matéria de Introdução a Relações Públicas deixou bem claro que as cinco funções básicas de um profissional da área são: pesquisar, assessorar, planejar, executar e avaliar. E a cada semestre tenho percebido quanto é importante ter a consciência destas funções juntamente do entendimento do funcionamento das relações humanas. Leio muito sobre crises empresarias (indico o livro do Roberto Castro Neves) e pouco sobre a prevenção de crises interpessoais.

Hoje estou no 6º muito perto do temido TCC, tenho o projeto deste blog, participo de outro de uma agência experimental de nome Integr4 e pretendo fazer um freela de Assessoria de Imprensa. Mas não posso esquecer os trabalhos regulares do semestre em, afinal sou um estudante. Conciliar tudo isso é uma arte.

Ser um Relações Públicas é um dom, somos quase místicos , monges, ao fato que uma “associação de classe”  de nossa profissão poderia ser o Vaticano. Ou para quem é fã de Tolkien e a saga do Senhor do Anéis, somos como Elfos.

No final deixo está reflexão que mostra a disponibilidade de exercer a paz de espírito a nós exigida :

Um certo dia um grupo de pessoas raivosas se aproximou de Buda  e começou a ofende-lo. A cada impropério que elas diziam , Buda perguntava: ” E do que mais vocês não gostam em mim? ” Depois de nova ofensa, ele olhava as pessoas com maior interesse e ouvia tudo num silêncio respeitoso, até que após algum tempo disse ao grupo : ” Vocês me desculpem, eu preciso sair porque tenho um compromisso. Mas gostaria de marcar outro encontro com vocês amanhã para que continuem a desabafar”.

As pessoas ficaram surpresas e uma delas perguntou: ” Buda, o que está acontecendo ? Nós o estamos ofendendo há algumas horas, você nos ouve com maior interesse e ainda pede que voltemos amanhã para continuar com as ofensas? Pensamos que você fosse brigar conosco”.

” Buda então respondeu: ” Vocês chegaram  dez anos atrasados. Antes eu realmente reagia ao que as pessoas faziam ou diziam. Mais agora consigo agir baseado em minha consciência e não nas ações do outros”

É lógico que não tenho pretensões de ser Buda, mas peço a ajuda de vocês para nortear para um dia quem sabe ser um RP iluminado.

 

 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Coexistir

  1. Diego,

    Parabéns pelo texto! Um excelente reflexão sobre o “deixar para depois”.
    Eu, particularmente (acho que meus colegas professores também), gosto muito quando um aluno tem “pressa” em desenvolver suas atividades e não deixar os trabalhos para depois. Nesses casos, no final, a culpa é sempre do professor que não foi “bonzinho” com a correção do trabalho. Mas, os alunos esquecem que o resultado do trabalho é obtido, também, com base na dedicação e empenho em fazer bem feito.
    Abraços,
    @alexandre_amc

    • Obrigado. Os professores geralmente se tem uma parcela de culpa é bem pequena.

      Legal ter seu elogio que agora pouco tive uma crítica de um texto antigo e assim vamos vivendo.

      Sabemos de nossas limitações e avaliamos nossas virtudes.

      Obrigado de verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s