Complementos para o relações públicas.

Sabemos que a graduação não é o fim dos estudos, é preciso ir além e buscar complementos para a profissão. Porém, eis que   surge a dúvida: Outra graduação? MBA? Mestrado? Doutorado? Área acadêmica? Ou mercado?

O primeiro passo é entender o que cada categoria oferece, além de saber que há os cursos stricto sensu e os lato sensu, o primeiro mais específico e profundo e o segundo mais abrangente, então vamos lá:

Graduação: é um curso do 3º grau que possibilita a formação em alguma área profissional. Pode ser tecnólogo, bacharel ou licenciatura.

MBA: Master In Business Administration, é um curso para quem quer seguir uma linha mercadológica, geralmente vem com o título de gestão e tem uma duração em média de 2 anos. (lato sensu).

Mestrado: é um curso com foco na pesquisa e no ensino, opção para quem pretende lecionar em determinada área. No mestrado é preciso ter outra língua e defender uma dissertação. Há também o mestrado profissionalizante para quem quer atuar no mercado. (stricto sensu).

Doutorado: também é um curso que exige muita pesquisa, pois o aprofundamento no tema é intenso e é exclusivamente para a área acadêmica.  No doutorado defende-se uma tese. (stricto sensu).

 

COMPLEMENTO PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

Há diversas maneiras do RP complementar os conhecimentos, justamente por atuarmos em várias áreas. Por exemplo: governamental, mercadológica, terceiro setor, serviços, produtos, comunicação institucional, RP 2.0, cerimonial e protocolo, assessoria e consultoria, pesquisa, acadêmico etc.  Creio que isso dependerá da melhor identificação do profissional e das exigências do mercado.

Particularmente, tenho identificação por RP 2.0, terceiro setor e setor público. Mas entre as opções de complemento pretendo cursar outra graduação, ciências sociais – como soma na base humanística de RP. Além de ser um bom período para conhecer o mercado das relações públicas.

E os estudantes já pensam em algum complemento? Os profissionais fizeram /pretendem fazer qual escolha?

@tais_so

Anúncios

2 pensamentos sobre “Complementos para o relações públicas.

  1. Pingback: Tweets that mention Complementos para o relações públicas. « Versátil RP -- Topsy.com

  2. Uhmmm Tais, venho pensando seriamente nisso há uns 2 anos e ainda não me defini, um profissional muito competente e que respeito bastante da minha área me deu um conselho: “Entre para o mercado que ele vai te nortear’. Mas claro nossa ansiedade em dar prosseguimento nos estudos não me deixa sossegada mesmo com essa dica importante. Curti a pauta, vou continuar batendo a cabeça na parede pra descobrir o que fazer “Depois da Facul’ tm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s