IV Fórum de Relações Públicas Unisa – Comunicação Interna.

Patricia Meneses e Marina Gerardi nas pontas e organizadores do Fórum ao centro.

No ultimo dia 13/04 aconteceu na Universidade Santo Amaro, o IV Fórum de Relações Públicas, que trouxe as profissionais Marina Gerardi e Patricia Meneses para um debate sobre Comunicação Interna. Nós do Versátil estivemos lá e vamos passar para vocês os principais pontos do encontro.

Para começar a falar de Comunicação Interna (CI), Marina Gerardi, Relações Públicas que trabalha com CI na construtora Cyrela, definiu identidade corporativa como aquilo que norteia o negócio e seus relacionamentos. A CI tem por objetivo estreitar o relacionamento e criar vínculos com o público interno. Cada funcionário precisa entender o seu papel dentro da empresa, sua função precisa lhe trazer algum sentido, o seu trabalho deve ser motivado por algo além de salário, criar o engajamento e a tal ‘dor de dono’, são alguns dos desafios de CI. Coisas que podem ser clichê em uma empresa, podem nunca ter ocorrido em outra, conhecer o histórico da organização é fundamental.

Na Cyrela, como exemplo, para fazer com que seus funcionários sentissem sua importância, na festa de 50 anos da organização, fizeram um muro onde cada pessoa assinava seu nome, fazendo uma relação de construção da marca por cada um. Algo que poderia ser clichê, mas que deu muito certo. Indagada sobre CI dentro de RH, Marina foi categórica cheia de razão ao dizer que o melhor lugar de CI é onde melhor funciona, seja em RH, comunicação ou qualquer outro lugar.

Patricia Meneses falou sobre a CI em ambientes digitais, usando de uma abordagem irreverente e bem direta para o público que a assistia. Deixou claro que CI é CI sempre, só pode mudar de plataforma, mas a essência é sempre a mesma. Precisamos ter o foco no conteúdo, com o que, e para quem se quer falar. A ferramenta um dia vai mudar, mas a mensagem sempre vai existir, não importa onde o seu público estará, você terá que estar lá também. Veículo de comunicação interna não é eterno.

Outra dica é estimular o ‘cascateamento’ das informações a partir de pontos focais. Isso fará com que haja mais engajamento e tornarão os lideres extensões da equipe de CI. Muitas vezes esse líder não entende nada de comunicação, mas entende dos negócios da empresa como ninguém, traga esse funcionário para você, CI é promover pertencimento.

E como saber se seu trabalho esta indo no rumo certo? Comunicação é algo muito subjetivo para ser passível de livres mensurações, é preciso criatividade para medir resultados e ter algum indicador que vai além de pesquisas e número de participantes em uma campanha. Prestar atenção nos corredores, ouvir as pessoas, o ‘tet a tet’ é o melhor indicador de seu trabalho, o melhor feedback que se pode ter.

Prepare-se para críticas, muitos não enxergarão o valor de seu trabalho, é preciso confiar muito naquilo que se faz. Mas qualquer profissional já deve saber essa parte de cor!

As palestrantes foram bastante solicitas ao final do evento para tirar outras dúvidas daqueles que ali estavam e que as aplaudiram com entusiasmo. Para os estudantes e para  os profissionais presentes, o debate foi bastante enriquecedor com os cases e dicas. Parabéns aos organizadores!

Este foi o nosso relato sobre o IV Fórum de RP da Unisa, vamos continuar divulgando e quando possível cobrindo eventos de comunicação, e esta é só mais uma das ações da nova fase do Versátil!

Anúncios

7 pensamentos sobre “IV Fórum de Relações Públicas Unisa – Comunicação Interna.

    • Foi mto bom mesmo, fique de olho que vamos divulgar cada vez mais os eventos de comunicação.
      Obrigada pela visita!

  1. O evento foi realmente muito proveitoso. Disponibilizou aos participantes uma visão mais abrangente de comunicação interna, informações estas necessárias para a criação de grandes profissionais.
    E participar da comissão organizadora é extremamente satisfatório, vamos em todas as fases de organização de um evento, desde o planejamento até o pós-evento, tudo para fornecer experiências aos alunos. Ótimo!

    Marina,
    Parabéns! Você escreve muito bem.

    Bjs

    • Realmente, foi um ótimo fórum, e parabéns para você que fez parte da organização e realizou esse evento, é uma honra ser elogiada por você!
      Vamos sempre trocando figurinhas!

      Obrigada, e obrigada pela visita!

      Bjs

  2. Obrigada!
    É extremamente satisfatório ver nosso esforço reconhecido. Afinal, a dedicação foi imensa, além de termos aprendido muitas coisas novas.

    É um prazer poder contribuir com vocês, sempre que precisar podem contar comigo.

    Obrigada!

    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s