Entrevista – Marcelo Teixeira

Hoje começa a Intercom Sudeste 2011 e para entrar no clima de mais um evento na nossa área, falamos com Marcelo Teixeira. Ele é Relações Públicas formado pelas Faculdades Integradas Rio Branco e trabalha na Burson-Marsteller, além de ser Coordenador de Relações Institucionais do CONRERP 2ª Região. A equipe do Versátil conseguiu uma brecha na agenda dele para uma entrevista bem animada, com muitas risadas e conteúdo, para falar sobre o evento e suas oficinas.

Versátil RP: o que você espera da Intercom?

Marcelo : Eu espero me divertir no Intercom Sudeste 2011.  O objetivo é conhecer pessoas e tendências da área, os trabalhos e confesso que tenho uma queda pelos trabalhos digitais. Além disso, ressalto a importância de conhecer de perto os pensadores em relações públicas e trocar ideias com eles. Meu foco é profissional, é mercado, mas quero me aprofundar na área acadêmica – focando no mercado e casar os dois mundos.

@TweetsdoAlan

Versátil RP: O que você destaca nas suas oficinas?

Marcelo: O mercado. Gosto de mostrar como uma agência funciona, sua importância, expectativas dos clientes ao contratarnos, e como a agência em si trabalha. O objetivo é linkar o acadêmico ao prático.Outro assunto é o perfil dos profissionais, para trabalhar em agência o RP precisa ser dinâmico, ter criatividade e solucionar problemas com rapidez. Toda agência é igual, o que as diferenciam são as estratégicas de comunicação que elaboram. Uma boa agência trabalha com o equilibrio de talentos, isso é necessário para se chegar em bons resultados.

Versátil RP: Quais palestras você quer assistir nessa edição da Intercom?

Marcelo: Todas (risos). Todas que falarem sobre o tema principal, pois qUero desenvolver essa habilidade relacionada a pesquisa empírica.

Versátil RP: Por que os leitores devem assistir às suas oficinas?

Marcelo: Esse é um dos principais eventos na nossa área, e é importante para os estudantes, para a formação do DNA dos jovens profissionais e aspirantes. O que nós aprendemos em universidades são caminhos que podemos seguir, e em estágios é imprescindível se aprofundar, conhecer e entender cases, e errar, pois esses deslizes são ótimos para o aprendizado, e esse é o momento certo. Já ouvi que eu não seria um Relações Públicas nunca.

Por tudo isso que acredito que as minhas oficinas serão interessantes para esses estudantes, que procuram estágios, especializações, etc.

Versátil RP: O que você pensa sobre a realização de tantos eventos na nossa área, pois já percebemos o crescimento nos últimos anos?

Marcelo: As Relações Públicas entraram no mapa das profissões, finalmente. Quando comecei o curso, ninguém sabia o que era, o que fazia e qual era o mercado, mas agora é a profissão do momento, “está na moda”. Isso pode ter sido agravado por tantas empresas estrangeiras que vieram para cá, e trouxeram a cultura de ter o trabalho de RP, lá fora, o que ajudou a impulsionar o mercado. Conforme a área cresce, mais pessoas se mostram interessadas em entender o que é, e o que podemos fazer na comunicação.

Só precisamos nos atentar porque existem pessoas que acham que sabem fazer RP, naturalmente. Não é assim, precisa de estudo, visão estratégica, planejamento, e não só o operacional.

Versátil RP: Qual o recado que você deixa para quem for na Intercom?

Marcelo: Não desista dos seus sonhos. É uma área dificil, mesmo com a grande exposição atual, mas se deixe apaixonar pelas Relações Públicas pois quando isso acontecer, você não vai mais querer sair. Cada empresa que você trabalha é um mundo completamente diferente, novos cases, e isso te trás um aprendizado sem comparações. Quanto mais cases nós tivermos, mais mostraremos nosso valor ao mercado, e todos ganharão. Lembrem-se sempre que mais importante que a venda, e a reputação.

Mesmo ouvindo que eu não conseguiria, eu não desisti, procurei o que era o meu perfil e aperfeiçoei. Se você não entra em uma empresa, talvez seja porque o seu perfil é de agência, e vice-versa.

Para finalizar Marcelo fez uma citação totalmente válida para todos os que estão começando na profissão, seja no mercado ou na área acadêmica:

“Eu venho de uma classe trabalhadora, não conheço outra forma de alcançar o sucesso. É trabalhando que se consegue tudo.” Melanie Chisholm,  compositora inglesa.

Anúncios

11 pensamentos sobre “Entrevista – Marcelo Teixeira

  1. Muito obrigado pelo convite de entrevista, ficou muito legal. Espero encontrar vocês hoje a noite e inclusive aqueles que ainda não tive a chance de conhecer pessoalmente, espero que nos encontremos ainda muitas vezes! Sucesso para vocês! =)

    • Marcelo, com certeza a equipe do Versátil RP está ansiosa para te conhecer pessoalmente, também. Boa oficina e obrigado pela atenção!

  2. Gostei da entrevista, parabéns, Alan! Aos poucos os RPs estão mesmo mostrando o valor e a importância desse profissional para o mercado. Quanto mais divulgação e trabalho desenvolvido, melhor. Sucesso para você!

    • Julliana, sucesso para nós, Relações Públicas! E ânimo e paixão pela profissão! Obrigado por acompanhar o blog. Beijo!

  3. Gostei da entrevista. Gostaria muito de ir na Intercom, mas não poderei ir.
    Concordo com o Marcelo a respeito de conexão da teoria com a pratica, devemos ter a base academica para estarmos aptos para encarar o mercado de trabalho e começar a colocar “a mão na massa”. Eu sou uma profissional apaixonada pela carreira Relações Públicas e a cada dia me surpreendo positivamente com a versatilidade e abrangência dessa profissão.

  4. Show a entrevista! Adorei! Queria muito ir na Intercom, mas virão outras oportunidades! Parabéns Alan pela entrevista e parabéns e obrigada Marcelo pelas palavras!!! 🙂

    @tais_so

  5. Parabéns Marcelo pela entrevista!!!
    Além disso, a frase da Melanie Chisholm servirá muito de inspiração!
    Abraços

  6. Adorei a entrevista, quem sabe eu não faça Relações Públicas, né?
    Parabéns!

  7. Adorei a entrevista e a mensagem que ele deixa para os iniciantes de RP é ótima. Parabéns Alan. Sucesso a equipe Versátil RP.
    Beijos Tati

  8. Parabéns pela entrevista! Relações Públicas? Parace ser interessante… Alan Up! xD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s