#Ficadica de Leitura – Planejamento de Comunicação Integrada

Agora o Versátil também dará dicas de leitura! E para começar….

O livro Planejamento de Comunicação Integrada, escrito por Luciene Ricciotti Vasconcelos, ajuda-nos a pensar a comunicação de forma estratégica e integrada, mesmo. Luciane é formada em administração com ênfase em marketing, pós-graduada em comunicação e marketing, consultora em comunicação e marketing, e professora de marketing internacional, planejamento de comunicação e mercadologia, ufa!

Certa vez ou vi a frase: “Comunicação Integrada é como sexo no colégio: todos estão falando nisso, mas ninguém realmente esta fazendo. E, se alguém esta fazendo, certamente esta fazendo muito mal”. Mas, quando li esse livro, entendi que comunicação integrada não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, só precisa de trabalho em equipe, conhecimento do produto e das ferramentas e visão holística para todos os envolvidos.

A comunicação integrada representa hoje a ponta o iceberg de todas as tendências que estão por vir, onde cada vez mais é necessária a interação entre todas as partes, onde cada funcionário possa ter a visão do todo e encontre-se dentro dos processos.

O livro aborda especificamente o planejamento da comunicação e afirma que para um bom planejamento é importante envolver alguns itens como a análise do problema específico, a escolha da estratégia, a definição do foco da mensagem, identificação dos públicos envolvidos e de interesse, conhecimento das ferramentas, instrumentos e técnicas cabíveis em cada situação, entre outras coisas, lembrando sempre que não adiantam as melhores ferramentas sem as melhores pessoas para fazer acontecer.

A comunicação integrada visa trazer mais harmonia e coerência aos trabalhos, é uma nova tendência e necessidade de mercado, que precisa adaptar-se aos novos hábitos de seus públicos que saíram da zona de passividade e exigem atenção e diferenciais convincentes para consumir seu produto.

Para saber mais, leia Planejamento de Comunicação Integrada, de Luciene Ricciotti Vasconcelos, Summus Editorial, 2009.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s