“Desconfie de receitas…”

Essa foi a primeira frase dita pelo professor Wagner Belmonte na palestra sobre mídias sociais que ocorreu ontem a noite na FAPCOM.

Wagner é graduado em Jornalismo e possui especialização em Planejamento Estratrégico em Comunicação. Na FAPCOM, além das disciplinas de jornalismo, também leciona Redação Jornalística em Relações Públicas, em parceria com a disciplina Assessoria de Imprensa,  é recém mestre em jornalismo e editor da BandNews TV.

A palestra, com um perfil de bate-papo, começou com um panorama do investimento em mídias de massa, com dados do Projeto Inter meios. No primeiro trimestre de 2001 a internet movimentou 168 milhões de reais. No mundo há 180 milhões de usuários, equivalente a toda população do Brasil.  

Além dos dados exatos e econômicos é importante analisar as características do contexto social, a exemplo: o tempo que está escasso, a democratização do discurso e o ambiente virtual que pertence a todos. Para aqueles que pretendem trabalhar na área de mídias sociais o professor salienta o importante papel do aparelho celular como mídia entre os usuários da classe C.

Cases recentes foram abordados no bate-papo, como o do Alex Glikas, ex-diretor da LocaWeb que foi demitido após suas manifestações sobre o futebol, o da Carol Rocha, ex-jornalista do grupo Folha demitida após comentário sobre a morte de José Alencar e Danilo Gentili sobre o comentário a respeito dos Judeus, ambos no micro-blog twitter. “Não receita há receita de bolo para as mídias sociais. Não é preciso fazer um curso sobre isso, é precisa apenas ter bom senso”, afirma Belmonte.

Sobre o evento:

Foi organizado pelas alunas do 6º semestre de Relações Públicas, tarefa prática para a disciplina de Eventos, Cerimonial e Protocolo, ministrada pelo professor Paulo Regis.  Desde do semestre anterior a aula, que antes exigia somente simulações de eventos, adotou o caráter prático, unindo o “útil ao agradável”, com oportunidades de realizar eventos como este, benéficos aos organizadores e aos participantes que aprendem mutuamente.

@tais_so 

Anúncios

2 pensamentos sobre ““Desconfie de receitas…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s