Empreender e a técnica Lead.

No segundo post sobre empreendedorismo vamos partir do principio, claro. Como toda grande ideia nasce de perguntas vamos à elas, requisito importante para contextualizar e traçar planos de ação para o empreendimento.

Como conceituado no post anterior, empreender é tentar ou realizar algo/atitude novos. Numa perspectiva profissional é possível empreender no local em que já se atua, por exemplo em um novo projeto, forma de trabalhar, empreender uma equipe diferente e assim por diante. Ou ainda empreender em algo totalmente inovador, seu ou de sócios, parceiros, equipe, enfim.

Ambos os casos necessitam ser contextualizados e analisados. Determinar um ponto de partida e chegada, como diz a frase popular:  “Só há vento favorável quando se sabe onde se quer chegar”. As perguntas ajudam a definir tais pontos e aqui, num ato flexível de técnicas, podemos usar conceitos do jornalismo, sim, isso é possível.

Para iniciar um texto noticioso os profissionais do jornalismo utilizam o Lead, que são as seis perguntas que devem estar no primeiro parágrafo, são elas: “O que?, Quem?, Quando?, Onde?, Como?, Por que?”. Ok, passemos essas perguntas para o contexto empreendedor.

O que será empreendido? Quem vai empreender? Quando empreender? Onde empreender? Como empreender? Por que empreender? – Logo, encontra-se o negócio, a equipe, o momento certo, o espaço físico ou nicho de mercado, os recursos e principalmente o objetivo do empreendimento.

Feito isso é interessante conhecer histórias que deram certo, ou não. Mas isso fica para o próximo post.

@tais_so

Anúncios

2 pensamentos sobre “Empreender e a técnica Lead.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s