Todos fazem RP, mas nem todos são RP… parte #1

Já parou pra pensar em como a vida seria diferente (aka extremamente complicada) se não houvesse comunicação entre todo e qualquer ser já existente?

Seria uma brincadeira de telefone sem fio, só que sem a parte da brincadeira.

Nem é necessário ir tão longe, pergunte-se quantas vezes você já não se pegou inferindo a famosa frase “-Você não entendeu direito…”. Muitas, talvez? Aposto que o suficiente para entender que palavras são importantes e, quando juntas, meu amigo, fazem milagres!

Nosso colega Nick Naylor que o diga! (Ou o tal de Obama, tirando a parte dos milagres…)

Rotineiramente utilizamos da mais épica ferramenta já apresentada à nós meros mortais: a comunicação!

Se relacionar é fácil, para alguns. Já outros prefeririam uma 3ª G. Mundial a falar em público, por exemplo. E ainda sim estes recatados comunicadores, comunicam! Sim, comunicam…

A arte de se expressar através da linguagem corporal! São diversas as maneiras da comuicação. Por isso não acho extremamente louco aquele que conversa com as pedras…. #liberdadecomunicacional

As relações públicas, em minha opinião, carrega facilidade em seu próprio nome. O problema é entender as relações que, por trás de públicas, existe um privado.

informação gera conhecimento e entendimento. Parece difícil, mas descomplicar é a parte interessante dessas relações.

Você faz relações públicas. Na vida!

Seja dando bom dia ao porteiro do prédio, perguntando à alguém ‘como vai a vida’ ao telefone, mandando recados para amigos no facebook, e entre mais relacionamentos, é seu lado relações públicas exercendo o papel social!

Chega a ser engraçado o quão as pessoas praticam coisas, sem saber do que se tratam, em seu dia a dia.

Ouvir a pergunta “-Você trabalha na área” é tão comum quanto a afirmação “-Não trabalho na área”. Óras! Que me perdoem os profissionais assegurados de seus diplomas mas, se eu trabalhar fritando coxinhas (~risos~) e, porventura, administrar meu auto empreendimento, posso declarar minha atuação na área não só da culinária como, também, da administração. Consequentemente posso vender meu produto e, da maneira mais sensata e delicada, praticar relações públicas; que já havia fazendo desde o primeiro momento da compra de insumos e negociações referente ao meu produto final.

É um ciclo! E fazer o que já está inserido nele, só depende de você.

E você que está pensando que pode sair contando para a família que é um RP: não basta fazer as relações públicas, há de se aprimorar e de se tornar um Relações Públicas.

Basta utilizar bem a ferramenta mais antiga que nos foi dada. Comunique-se!

parte #2 Comunicação Institucional e seus graus de interferência

Anúncios

5 pensamentos sobre “Todos fazem RP, mas nem todos são RP… parte #1

  1. Você faz relações públicas. Na vida!

    Seja dando bom dia ao porteiro do prédio, perguntando à alguém ‘como vai a vida’ ao telefone, mandando recados para amigos no facebook, e entre mais relacionamentos, é seu lado relações públicas exercendo o papel social!

    Achei muito legal essa parte rss; Estou muito feliz em ter você de volta Má.

    Beijos

  2. Acho complicada esta visão… Se você vai na academia de ginástica e, lá mesmo ou em casa, faz alongamento, você está fazendo fisioterapia ou sendo fisioterapeuta? Se você vai construir uma casa e fica planejando o ordenamento de cada peça, as portas e janelas, por causa disto você está fazendo engenharia ou arquitetura e sendo engenheira ou arquiteta? Se você gerencia seus gastos domésticos e universitários numa planilha do Excel, e vai fazendo previsão de caixa, você está fazendo economia ou contabilidade e sendo economista ou contabilista? Não sei… Acho muito complicada esta visão, talvez simplista e que dá margem direta para que, efetivamente, qualquer pessoa possa fazer relações públicas e ser relações públicas…

  3. E é exatamente aí que quero chegar, Cogo.
    Você não se faz um fisioterapeuta porque pratica alongamento.
    Não se faz, simplesmente.
    Há de se profissionalizar, de agregar conhecimento, e transmitir informações certeiras com isto.

    Em minha opinião, claro, Relações Públicas é entendimento. E tal entendimento todos deveriam, um dia, praticar.
    Não sei se seria até egoísmo, ou atrevido, dizer que nós, RP’s, damos um rico salto à frente por nos propormos a entender todo este vasto conhecimento. Mas é a realidade, somos privilegiados por termos essa disposição e corajosos por prestarmo-nos a entender.

    E, sinceramente, não acho ruim as pessoas começarem a se sentir um pouco Relações Públicas, claro que, quando em seu modo certo (generalista e especialista). Acho essa profissão tão “consciente” que, talvez, deste modo, quem sabe as coisas não melhorem mundo à fora, não é mesmo? hehe

    Acho válida sua visão, Cogo. E RP também é isso, enxergar outras formas. Obrigada por isto.

    grande abraço!

  4. Marcela, tudo bom?

    Faz todo o sentido o que você fala, e concordo integralmente que fazemos relações públicas no nosso dia a dia, que todos fazem!

    O único pontinho, que é chato, sabemos, mas é uma batalha longa a ser travada, é que algumas coisas, para serem bem feitas, precisam de formação e de um profissional capacitado/registrado também, se não qualquer um poderia se intitular RP e fazer essas coisas certo?

    É meramente uma questão de enfoque: Todos fazemos, logo todos sabem, mesmo sem saber, o que faz um RP. Mas para ir além e usar tudo o que fazem de maneira estratégica e integrada aí precisam de um RP, como o Hancock, lembra?

    Pena eu chegar depois do cogo por questões “tecnológicas” rsrsrs 🙂

    bjs
    Pedro Prochno
    @prochno
    http://www.blogrelacoes.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s