E esse tal de F-Factor?

 Você já ouvir falar em um tal de fator F? Sabe quando você vai comprar alguma coisa e pede a opinião dos seus amigos do Facebook, pesquisa com seus seguidores no Twitter e tal? Então, esse é o F-Factor! A influência que as redes sociais têm nos consumidores para descobrir, discutir ou adquirir novos produtos e serviços. O F é porque somos influenciados e influenciadores de Friends, Fans and Followers!

 É fato que a opinião de um amigo ou até mesmo de outro usuário de uma rede social sobre um produto tem maior peso do que de outras fontes. A sensação de proximidade entre os usuários faz com que esse fator tenha cada vez mais peso nas relações de consumo.

Até agora, foram mapeadas 5 ‘F-características’:

  • F-DISCOVERY: (Descobertas) As redes sociais fizeram os consumidores descobrirem novos produtos e serviços;
  • F-RATED: (Popularidade) A força e a relevância das marcas nas redes;
  • F-FEEDBACK : (Avaliação) Interatividade é o que move as relações;
  • F-TOGETHER: (Juntos) Sabe as compras coletivas? Então…
  • F-ME: (Minha rede) Network! A vida é contatos…

O F-Factor é, obviamente, dominado pelo Facebook, que tem mais de 500 milhões de usuários ativos e com potencial de gasto de mais de 700 bilhões por minutos/ mês no site (=O !). Sendo que ¾ desses usuários “curtem” alguma marca. E, essas marcas “curtidas” sentem um aumento significativo nas vendas On e Off-line. E os sites de Compras Coletivas, então? Usam e abusam das redes sociais pra divulgarem suas ofertas imperdíveis que acabarão no próximo minuto.

Já podemos ver os movimentos de diversas marcas usando o F-Factor como estratégia em suas campanhas. Um bom exemplo disso é a Diesel, que colocou uma câmera no provador para você tirar fotos e mandar direto pro Facebook e ter a opinião dos seus amigos, olha que legal! 

Eu nem imaginei que pedir a opinião da minha timeline quando eu troquei de computador, fizesse parte de um movimento tão grande e que tem mudado o comportamento das marcas. A comunicação de muitos para muitos e o encurtamento das distancias geográficas e de estilo de vida que a Internet e as redes sociais nos trazem, nos faz pensar em como a comunicação tem se renovado e sempre precisará se renovar todos os dias.

 E aí sociedade, qual será a próxima novidade?

Anúncios

Um pensamento sobre “E esse tal de F-Factor?

  1. Pingback: Atos Aleatórios de Bondade, você sabe o que é? « Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s