Afinal, o que é rede (or mídia) social? | Percepções

Assisti o vídeo produzido pela Pyrsona algumas vezes e resolvi escrever as minhas percepções…

Todos os dias nós lemos dezenas de textos, conceitos e opiniões. De tempos em tempos participamos de eventos, palestras, workshops e festivais. Compartilhamos reflexões, questionamentos, dúvidas, números, infográficos (tendência, rs), analisamos cases. De repente lançam uma novidade, então nos atualizamos (por bem ou por mal, rs). Tentamos prever o futuro, mas, o único fato consumado é que não há um conceito definitivo. Não há uma verdade absoluta.

As redes ou as mídias sociais (percebe – até essas duas palavras geram um grande debate), as novas tecnologias, a velocidade, a quantidade e qualidade das informações, nos deixam perplexos e curiosos tanto quanto a prensa de Gutemberg deve ter causado em sua época.

Ok… Adeptos, apaixonados, entusiastas, profissionais, seja lá qual for o título, temos nossas convicções. Mas, que tal saber qual a função, sensação, ação e ferramentas os usuários elencam como itens desse universo chamado redes (or mídias) sociais? Do vídeo: Afinal, o que é rede social?! (que está lá embaixo) destaco quatro tópicos dos mais citados.

O primeiro: relacionamento. A galera quer manter contato com os amigos, interagir, conectar pessoas e conhecer novas. O segundo: cultura, arte e conteúdo. Se você não tem espaço na comunicação massiva tradicional, eis o Orkut (entre outros) e um cantinho pra disponibilizar sua arte e seu talento. Se você quer saber o que acontece lá na China, a internet e as redes sociais poderão te ajudar.

O terceiro tópico: ferramentas e jornalismo. A galera é vidrada em novas técnicas, como funcionam, facilitam e ajudam. É uma curiosidade sensacional de como as coisas acontecem. E falando em ferramenta de comunicação vale citar o jornalismo, a moça declarou: “Pra mim rede social é o futuro do jornalismo…”. Afirmação forte e complexa, com certeza há muitos pós e contras sobre esse assunto, que poderiam gerar  outros posts.

Mas, em minha (singela e não absoluta) opinião a frase que sintetiza toda a reflexão é: “Rede social é uma faca de dois gumes. Ela pode ser boa ou ruim…”! Ou seja, depende de como você a usa. Simples assim, não é? E pra você, o que é rede (or mídia) social? Depois de ver as declarações responda: será que o usuário está realmente preocupado com o conceito?

@tais_so

Anúncios

5 pensamentos sobre “Afinal, o que é rede (or mídia) social? | Percepções

  1. Eu e minha chefe adoramos seu texto! Mas realmente, “é faca de dois gumes”! =S

    Parabéns!

  2. Muito bom vídeo, o engraçado é ver que existem pessoas que são inseridas nas redes, mas que não sabem ao certo o que é.

  3. Pingback: Afinal, o que é rede (or mídia) social? | Percepções « Versátil RP | Brasil Media

  4. Pingback: Afinal, o que é rede (or mídia) social? | Percepções « Versátil RP | Media Brasileiro

  5. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Relações Públicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s