Atos Aleatórios de Bondade, você sabe o que é?

Tropicana, marca de sucos canadense, levou um ‘Sol’ para uma cidade do Círculo Polar Ártico que enfrenta 31 dias de noite no inverno, usando um balão de 10 metros todo iluminado.

Atos Aleatórios de Bondade, ou Random Acts of Kindness – RAK, são ações de bondade, geralmente bem criativas e alinhadas às estratégias da empresa, realizadas para agradar aqueles consumidores que querem que as marcas saiam das embalagens e tornem-se mais humanas. São os consumidores da geração G, que importam-se mais com a bondade, consciência social e ambiental de suas relações de consumo e estilos de vida. G de generosidade.

De acordo com a Trendwatching, hoje, 71% de consumidores fazem questão de comprar marcas de companhias cujos valores sejam semelhantes aos seus, sendo que em 2006 preocupavam-se mais com o desempenho financeiro delas. No Brasil, 80% das pessoas entrevistadas afirmaram que preferem comprar de instituições que apóiam alguma causa.

E pensando que hoje, a grande maioria dos consumidores compartilham as suas experiências de marca nas redes sociais e que isso causa um grande impacto (lembra do F-Factor!?), trabalhar com a RAK é também diminuir seus custos com publicidade. E o planejamento estratégico é essencial para que dê certo. Não é porque o ato é aleatório, que ele não precisa de planejamento. Tem que ter um toque de relações públicas, sabe?!

Dois bons exemplos de RAK que usam as redes sociais (jamais perderiam essa oportunidade, né!?), são a Latina e o Carrefour. A Latina, empresa de eletrodomésticos, lançou essa semana em suas redes sociais a campanha: “Saudável é ajudar quem precisa!” criada pela agência R.E.F Comunicação. Cada novo seguidor no seu Twitter será responsável por um quilo de alimento doado ao Asilo Cantinho Fraterno.

A Interflora,floricultura britânica, mapeou a rede social e descobriu quais eram as pessoas que estavam mais desanimadas no dia e mandou um buquê de flores para elas. Simples e marcante!

Já o Carrefour trouxe uma proposta na mesma linha: Lançou o Virou.gr, um serviço próprio para encurtamento de URL, onde cada caracter encurtado vira 1g de alimento que será doado para a Cruz Vermelha Brasileira (eu uso sempre!).

Fernando Calfat, responsável pelos clientes de mídias sociais da R.E.F, diz em relação à Latina (mas que podemos entender de forma mais ampla), que a campanha online traz um apelo social que ajuda a contribuir com o engajamento dos seguidores e mostra a responsabilidade da marca. “Elaboramos também para o Facebook e Twitter conteúdos que serão focados em conscientizar os novos seguidores de como é bom participar ações sociais.”.

Mesmo atrelado a diversos outros interesses, acho muito bacana esse movimento. Traz o ganha – ganha – ganha: ganha a empresa, ganha o consumidor, ganha a sociedade.

E você, quais outros exemplos, bons e ruins, conhece de RAK?

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2 pensamentos sobre “Atos Aleatórios de Bondade, você sabe o que é?

  1. olha… é legal… aliás, o post está mto bem construído. Agora, super-na-boa = são apenas novas formas de dizer e apresentar antigas estratégias e conceitos. Se vc for pegar de vdd, de vdd mesmo, os conceitos e propósitos estruturais de RP, nos EUA e Inglaterra, modelos 2, 3 e 4, vai encontrar tudo isso aí… só que com outros nomes. O que passa é que talvez a tecnologia tenha deixado tudo isso… mais prático! (mas novo… não é não…).

    • Olá Kátia, é verdade, são práticas estratégicas que já existem a um bom tempo mesmo, tanto que esses exemplos que colocamos são de ações que não começaram esses dias. Mas de forma geral, principalmente pela questão das redes sociais, todo esse movimento tem vindo mais à tona e se tornado mais estratégico do que nunca, mas realmente, novo não é.

      Obrigada pela visita e pelo comentário!

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