Stress? TCC? Comigo não

Pois é, meus caros colegas, quem sabe em breve eu não escreva um livro sobre como não fica r estressado em época de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)… Em alguns lugares é chamado de Pex (Projeto Experimental), . Oo formato depende muito de faculdade para faculdade, tem algumas que o graduando faz uma monografia, em outras, monografia mais o projeto, tem instituições que o trabalho é em grupo e outros lugares individual.

Na instituição que estudo pode-se optar em fazer o trabalho em grupo com no mínimo três e máximo de seis integrantes ou a monografia . No meu caso escolhi fazer o trabalho em grupo hibrido utilizando as ferramentas de publicidade e propaganda,através dos integrantes Rafael e Roberto,  para abrilhantar o trabalho, para mim essa coisa de Relações Públicas só se dá bem com Relações Públicas é balela. Tenho informações que em uma das melhores faculdades de São Paulo, a Metodista, o grupo não precisam procurar a empresa para fazer o plano de comunicação e sim a instituição que fornece um cliente para cada grupo.  Boa iniciativa, stress a menos. 

Algumas dicas que eu dou para evitar o nervoso, pois estou passando por esse período pré-graduação um pouco cansado, mas pelo que vejo, estou zen. Fiz algumas dicas para ajudar quem vai entrar nessa rotina:

 1 – Comprometimento: Na formação do grupo, tenha em mente que não adianta muito ter integrantes de “mentes” brilhantes no grupo se não há comprometimento.

 2 – Estrelismo: Não existem “estrelas” em grupo de térrmino de curso. Se o combinado é todo mundo se encontrar às 7h30 de um sábado e sempre o mesmo integrante tiver uma história diferente, pode ser um sinal que ele se acha mais importante que o todoos outros.

 3- Amizade: Fazer trabalho por amizade ou dó é a pior coisa, pois o TCC é um trabalho semi-profissional, para não dizer que  é profissional. Pois diversas ideias, planejamentos, ações podem ser utilizadas no mercado. Nessas horas escolha integrantes que tenha afinidades profissionais e não aquele que é seu “parça” de balada.

4 – Humildade: Essa dica é boa para toda a vida , mas quando se trata do TCC é essencial. Claro que todos querem fazer o melhor trabalho de nossas vidas e ganhar prêmios, mas para isso não precisamos desfazer dos outros colegas para alcançar tal sucesso.

 5 – Profissional: Você não será melhor ou pior profissional, se seu trabalho não for o melhor , pois se existe o momento de errar é agora. A perfeição é prima muito próxima da loucura.

6 – Compartilhe: Segredo do que se está fazendo com medo que outra pessoa “roube” sua “genial” ideia também não lhe dá grande vantagem, pois se teu colega nem tão “gênio” assim pode ter ideias boas para seu trabalho que seu grupo todo não consegue ver por está imerso nele.

 7- Orientador: Não espere que seu orientador seja o Onipresente, ele é humano e como todos é um ser falho. Muitas questões em seu trabalho,  ele pode não enxergar, aproveite dos demais professores da instituição, colegas e amigos nas redes sociais, opiniões de pessoas de fora do trabalho sempre são ricas.

Bom por hora é só, aguardem o livro que lançarei em breve. Melhor que isso, em Janeiro conto para vocês o resultado do meu TCC, e como cheguei aqui sem stress (ou quase).

Anúncios

9 pensamentos sobre “Stress? TCC? Comigo não

  1. Muito bom, já vai me auxiliar e muito! Estou indo pra época desta maravilha e já sabe, nervosíssima! Parabéns Diego

  2. Diego, parabéns pelo post! Posso dizer, com propriedade de quem já passou (rs), que suas dicas são mais que válidas. Diria mais, que a diga nº3, segundo minha própria experiência, é a mais importante, pois é um processo longo e que demanda mais do que bate-papo de mesa de bar, ou seja, se fizer com alguém por pura amizade, vai acabar com a amizade e o TCC pode não sair como você sempre sonhou!

    Abraços e boa sorte

  3. Pingback: A Bordo da Comunicação » Blog Archive Relações Públicas

  4. Olá Diego,

    Sou aluna de RP da Metodista, e o grupo tem sim que procurar por clientes. A faculdade apenas nos direciona.

    Parabéns pelo post, fala exatamente o que pasamos nesse período, adicionaria um pouquinho mais de estress rs.

    Marcela Murad

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s