Dafne Conilho e os 10 motivos para casar com um RP… Ou não.

Como vai pessoal? Esse será meu primeiro post de 2012. Agora sou um Relações Públicas formado a procura de um espaço no mercado de trabalho. Está complicado, mas vamos ao ponto que interessa.

O nosso blog tem o hábito de trazer sempre novos personagens da área de Relações Públicas, podendo ele ser estudante ou profissional, esse é o jeito versátil de ser.

Recentemente, apareceu nas redes sociais uma brincadeira destacando dez motivos para se casar com um determinado profissional, ou para não fazê-lo. Vimos à brincadeira com publicitários, jornalistas, entre outros.

Quando no dia 13 de janeiro vi uma amiga postando um conteúdo com a nossa profissão, até então eu li e nem dei atenção. No dia 16 a colega Tatiane Belini me enviou um link pelo Twitter de um blog chamado “Entre o Céu e o Inferno” comentando as 20 questões pró e contra nós RPs. Veja os 10 motivos para casar e os 10 para não casar.

Nesse meio, tempo descobri que a autora do conteúdo era minha própria amiga. Dafne Conilho era a cabeça pensante por atrás da brincadeira e decidi entrevistá-la para saber um pouco mais sobre a ideia e sobre ela. Confiram:

 1 – Quando a vontade de estudar Relações Públicas despertou em você? Já conhecia a profissão antes de ingressar a faculdade?

 DC: Conheci a profissão quando cursava o cursinho pré-vestibular e não sabia ao certo qual faculdade fazer, queria um curso em que eu pudesse lidar com pessoas e eventos. Foi em uma matéria da Guia de Estudantes sobre as 10 profissões mais promissores que conheci a profissão de Relações Públicas e me interessei.

2 – Já está atuando no mercado? Se sim qual empresa e função?

DC: Sim, sou estagiária em um órgão público. Trabalho com cerimonial. Recepciono e auxilio nos eventos. Trabalhar com cerimonial exige disciplina para com o planejamento e organização, cordialidade para com os participantes, e demais regras de cerimonial e protocolo.

3 – Possui algum referencial na área que pretende ou se inspire?

DC: Eu acho os livros do Fábio França imprescindível para se ter uma visão geral dos públicos que tangem a organização e com os quais iremos lidar. É um autor atual e de fácil leitura.

4 – Dafne vamos ao ponto. Como surgiu a ideia de formular a brincadeira com questões da nossa profissão?

DC: Achei engraçado um que fizeram com 10 motivos para se casar com um publicitário, infelizmente não lembro o autor. Um tempo depois, o Alexandre Canholi listou 50 motivos para não se casar com um publicitário. Foi aí que pensei “Por que não com RP?” Listei algumas características que exige da profissão e fiz os prós e contras para um casamento, claro que exageradamente para manter o humor.

 5 – E qual foi o desdobramento da história?

 DC: O compartilhamento começou com meus amigos da faculdade e uma delas que morava no Rio Grande do Sul compartilhou para suas amigas, também estudantes de RP, e foi lá que começou a se dissipar com mais facilidade e rapidez.

 6 – Engraçado. Você tem algum palpite de ter feito tanto sucesso no sul? Qual faculdade?

 DC: Divulgação. Muitos estudantes da Universidade de Caxias do Sul compartilharam. No Facebook, reparei que as pessoas gostam de compartilhar coisas engraçadas ou que se identificam. Acho que consegui atingi, de certa forma, esses dois.

 7 – Quando fez a montagem esperava esse retorno?

 DC: Sinceramente não. Esperava que meus amigos gostassem e arrancar certo riso de poucos, mas é mais gratificante saber que cerca de 1000 pessoas viram, riram e se identificaram com certos itens.

 8 – Quais itens você acha que estão mais perto da realidade?

DC: Acho que os que dizem motivos para se casar, os motivos contra foram bem mais exagerados. Em comentários do compartilhamento, notei que muitos não se identificaram com o item “calmos” nos “10 motivos para se casar com um (a) relações públicas”. Eu, particularmente, me considero calma e considero boa parte dos colegas estudantes e profissionais de RP também.

Por serem pessoas que lidam diretamente com público e situações complicadas, como um gerenciamento de crise, é importante se ter calma para não perder o controle e o foco da situação.

9 – E quais itens foram exagerados?

 DC:Todos os itens dos  “10 Motivos para não se casar com um   Relações Públicas” foram exagerados. Muitos questionaram sobre o item “Odeiam jornalistas e acham que toda matéria positiva de produto ou marca é release feito por RP.” Realmente é uma visão equivocada. Eu, particularmente, não odeio jornalistas e acredito que eles devem ser aliados dos Relações Públicas.

O que acontece é que em uma situação de gerenciamento de crise de uma empresa, muitos dos jornalistas não possuem informações suficientes da situação e acabam por piorar ou detonar uma reputação que se tem todo um trabalho e esforço para construir.

 10 – Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Blog?

 DC: Acredite no seu potencial e transmita o seu melhor em tudo que faz, mas não queira ser herói. Conte com a cooperação de todos a sua volta, pois a vitória deve ser de todos.

Pergunta Bônus

Você casaria com um RP?

DC:  Com todas as qualidades que citei? Sem dúvida! Mas não basta boas qualidades para um bom casamento. Deve haver compatibilidade, respeito e admiração para só assim poder se falar em uma vida a dois.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Dafne Conilho e os 10 motivos para casar com um RP… Ou não.

  1. Mundo pequeno!

    Amei os motivos para se casar ou não com um RP. E na minha modesta opinião vale muito a pena.. hahaha.

    Aproveitou bem a oportunidade para realizar a matéria né @galofero !! Obrigada por me citar!! 😉

    Bjs

  2. Adorei a matéria. Acho que a brincadeira é uma forma simples de divulgar nossa profissão, que, como todas, tem seus prós e contras. Parabéns pelo texto do blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s