Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica: Business relationship

francaPor Prof.  Dr. Fábio França

A preocupação principal dos comunicadores é conhecer o público aos quais se dirigem. Quanto maior for esse conhecimento, melhor será a efetividade da comunicação. A grande dificuldade que enfrentam é identificar e classificar os públicos da organização diante de múltiplas definições existentes, muitas vezes imprecisas e até contraditórias. Sem clareza e critérios objetivos, torna-se difícil planejar com êxito o processo de relacionamento e de comunicação com os públicos. Ensinar como conhecer, classificar e organizar os públicos é o objetivo deste livro –Públicos: como identificá-los em nova visão estratégica – Business relationship.

Esta obra contextualiza a relação estrita organizações e públicos de interesse, pois é nesse cenário de negócios em que atuam os profissionais da comunicação. A realização de trabalho eficaz exige que se encontre definição de públicos que corresponda às suas notas constitutivas, capaz de determinar o conteúdo das inter-relações das partes e a obter com segurança a apuração de todas as fases da relação — o tipo de público, a qualidade e os objetivos da relação, o nível de interdependência entre as partes, a duração da relação e as expectativas dela originadas.

São cinco capítulos que descrevem a formação do conceito de público, analisa as definições de vários autores, e, a partir de rigorosa pesquisa qualitativa, apresenta visão inovadora do tema: a conceituação lógica de públicos. Esse paradigma é abrangente e preciso na identificação e no mapeamento dos públicos por meio de critérios seguros, que permitem que essa conceituação seja aplicável em instituições do primeiro, segundo e terceiro setor.

Esta terceira edição passou por revisão técnica, tendo seu texto sido reestruturado, ampliado, e distribuído de forma mais didática, incluindo ainda as relações das empresas com as redes sociais digitais.

Esta edição mantém o conteúdo das duas edições anteriores, mas foi reestruturada com o objetivo de acentuar seu caráter didático, reunindo de maneira mais precisa os conceitos estudados. No Capítulo 1, aborda a origem e o histórico da formação do conceito de público na visão dos principais estudiosos do tema.

Capítulo 2 apresenta os resultados de pesquisa qualitativa, realizada com empresários de grandes organizações dos setores industriais, de prestação de serviços, incluindo a área governamental. Os resultados obtidos levaram à criação de conceituação inovadora, que foi denominada conceituação lógica por estar baseada em critérios precisos, que seguem um raciocínio filosófico.

O Capítulo 3 explica em detalhes a conceituação lógica. A partir dos critérios de dependência, participação, interferência, e classifica os públicos em redes essenciais, não essenciais (acidentais) e de interferência. Estuda ainda a relação entre públicos “reais” e “virtuais” na inter-relação da organização com as redes sociais digitais.

Para facilitar a compreensão e a aplicação da conceituação lógica em diferentes tipos de organizações, o Capítulo 4 demonstra paradigmas de utilização da nova conceituação na identificação e mapeamento dos públicos de modo correto e seguro.

O livro foi acrescido do Capítulo 5 para oferecer maiores explicações sobre públicos e a opinião pública, bem como o uso estratégico dessa conceituação inovadora em projetos de comunicação e de pesquisas.

Pelo ineditismo da teoria lógica para identificar, mapear e classificar os públicos, a leitura desta obra é obrigatória tanto para profissionais que atuam no mercado como para professores e alunos que buscam novas formas para mapear os púbicos estratégicos mediante critérios seguros de classificação.

“Business relationship”, expressão que integra o título do livro, nos mostra que seu conteúdo está alinhado com as mais recentes tendências do mundo contemporâneo de negócios, o que coloca esta obra entre as indispensáveis para os comunicadores no processo de gestão dos relacionamentos e da comunicação das organizações com as partes interessadas.

 

 

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