Camiseteria: clientes ou fãs?

No clima do lançamento do livro “Mídias Sociais e agora?” da Prof. Ms. Dra. Carolina Terra (sim, ela é   tudo isso, mesmo. JURO!), vamos falar sobre um case de mídias sociais? Sempre vemos novas ações  nessa área, mas vamos focar em uma marca que se consolidou nesses canais, engajou seus consumidores e criou uma legião de fãs: CAMISETERIA. E sabe por quê eles conseguiram? Eles esqueceram a palavra consumidores e focaram no engajamento. A marca não tem clientes, tem fãs.

Como grande parte das marcas com presença online, a Camiseteria está nas redes sociais, nos canais tradicionais como twitter e facebook, e os utiliza de forma inteligente e estratégica. Os conteúdos são bem pensados, despojados e não giram em torno da marca, (conteúdo autopromocional constante é um erro que muitas empresas cometem).  A marca mantém um blog, também, que fala de estampas, lançamentos e novas contratações da empresa. Temos que levar em consideração que é um conteúdo relativamente amplo de se trabalhar, e eles o fazem de forma bem estruturada, com utilização de textos rápidos e dinâmicos e muitas imagens. Mas, não é aqui que eles se destacam realmente.

Começamos que a marca é quase uma wikimarca. Os usuários podem desenhar suas estampas e enviar pelo site, e então os internautas votam nas melhores. O vencedor ganha R$800,00 em dinheiro e mais R$ 500,00 de crédito nas lojas da Camiseteria.  Outro diferencial: comprou uma camiseta da marca? Então vire modelo. Os consumidores tiram fotos e enviam. Se a foto for aprovada, ela entra para o site e o usuário ganha 2 créditos para novas compras. Essa é uma experiência para o consumidor. Ele se sente parte da marca e passa de simples consumidor para um fã defensor.

Agora a pergunta: Por que escolhemos o Camiseteria para falar hoje? A marca é B2C e traçou sua estratégia baseada em conceitos integrados focados na interação com seus consumidores e no engajamento de fãs, usando as mídias sociais. Segundo a empresa, eles são apaixonados por camisetas e conta com a ajuda de milhares de pessoas que dividem essa paixão com eles. E aí, virou um fã da marca e um apaixonado por camisetas?

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