Mídias Sociais: afinidades, habilidades e o mercado.

Ontem  (28) estivemos no lançamento do livro da Carol Sempre Linda Terra – Mídias sociais… E agora? – O que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais.

O livro faz uma análise sobre as revoluções da tecnologia e de comunicação e seu impacto no ambiente organizacional. Além de enfatizar o conceito de “usuário-mídia”, apresentar alguns passos essenciais do planejamento de comunicação aplicado às mídias sociais e oferecer ao leitor uma matriz de presença e engajamento como métricas de avaliação. Sobre a obra Carol Terra afirma:

A missão é oferecer conceitos e ideias que instrumentalizam o leitor com uma visão e um racíocinio estratégico da comuncação em mídias sociais para que consiga desenvolver ações práticas a partir daí. (página 14)

Alguns dos Versáteis já leram o livro e recomendam! É uma ótima ferramenta de reflexão e prática para desenvolver atividades em mídias sociais. Mas aproveitando a deixa que tal sucitarmos um assunto relacionado? Há alguns dias lançamos uma enquete na página do Versátil RP – Por qual área você tem mais afinidade:

Das 245 respostas a maioria, 54 votos, optou por Comunicação Interna e em segundo lugar ficou Mídias Sociais (RP 2.0) com 48 votos – e é nela que vamos focar, lembrando que uma mesma pessoa poderia escolher mais de uma área.

Ter afinidade com uma atividade é essencial e talvez o primeiro passo para desempenhá-la de maneira satisfatória. Mas quais são as exigências solicitadas para profissionais e entusiastas em mídias sociais? Estamos cansados de ouvir: “é uma área nova que muda o tempo todo, então não há padrão, não há especialistas plenos e nem donos da verdade.”, mas existe alguns pré-requisitos. Com uma breve pesquisa e garimpo nos anúncios de vagas na web as principais caracteristicas são:

  • Heavy user das plataformas digitais de relacionamento (clássico);
  • Planejamento, execução, gestão e métricas;
  • Conteúdo, monitoramento e relacionamento;
  • Habilidade com as palavras, gramática, ortográfia, etc (básico);
  • Criatividade, ousadia e atitude;
  • Línguas (inglês, espanhol) e cursos de aperfeiçoamento;
  • Aspectos de relacionamento com equipe, etc.
  • Compreensão do comportamento digital;
  • Observação e análise crítica;
  • Etc.

Certo, além da afinidade e das habilidades necessárias, a pergunta que não quer calar é: qual é a remuneração de um profissional de mídias socias? Pensando nessa dúvida existencial a Abradi (Associação Brasileira das Agências Digitais) realizou uma pesquisa com os Indicadores de Mercado (nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil), muito válido para analisar como vai o mercado, daí você decide se fica feliz ou não, rs.

Digamos que você não está no mercado e quer entender um pouco mais sobre o trabalho de mídias sociais, segue alguns lugares que vão te auxiliar na percepção, grupos/páginas no Facebook que, em geral, trazem a opinião de quem está no dia-a-dia da profissão:

Enfim, as previsões para a área de Mídias Socias são boas e a ideia é ficar de olho nas oportunidades, estudar e praticar continuamente em prol da consolidação e da diminuição das incertezas que permeiam as mentes entusiastas. Pra quem deseja ingressar em MS – capacidade e uma pitada de sorte, pra quem já atua – um viva à premissa essencial da web: COMPARTILHEMOS – ideias, percepções, ferramentas e experiências!

Anúncios

7 pensamentos sobre “Mídias Sociais: afinidades, habilidades e o mercado.

  1. Agradeço a vocês pela presença em peso do Versátil RP e reafirmo aqui a nossa parceria! Obrigada, sempre! Adorei o post das afinidades…sou suspeita pra dar meu voto, não? Um grande beijo e sucesso!

  2. Taís faltou ética (básico) nesta questão:

    “Com uma breve pesquisa e garimpo nos anúncios de vagas na web as principais caracteristicas são”

    Tem muito social media renomado esquecendo a ética em casa não é mesmo?

    • Como dizia o Wagner Belmonte: “No Brasil honestidade é qualidade quando deveria ser obrigação.”! Ética tá no berço de qualquer profissional, qualquer BOM profissional! 🙂

  3. Pingback: Retrospectiva Versátil RP – 2012 « Versátil RP

  4. Pingback: Planejamento e Diversidade na Comunicação Digital | Parte I | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s