#FicaaDica – entrevista de emprego

Quando recebemos aquela ligação sobre uma  entrevista de emprego! O que fazer?

Não importa a idade, nem tão pouco a qualificação, todos nós fazemos a mesma pergunta “É possível se sair bem, antes mesmo da entrevista acontecer?” A resposta é: sim.

É com este intuito que nós preparamos algumas dicas para você sair na frente e  conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

Começaremos com os primeiros passos:

Informação: Mesmo que o aviso da vaga responda a você muitas perguntas sobre a oportunidade, não se limite apenas a estas informações. Faça uma busca do site da empresa, pesquise notícias, recorra algum contato que conheça a empresa, é importante estar por dentro dos últimos acontecimentos da organização.

Revise seu currículo: certifique-se que os dados estão corretos, pois todas as informações contidas serão importantes para o resultado final. Mantê-lo atualizado nunca é demais.  Outra dica é ter uma cópia dele no momento da entrevista.

Evite contratempos: Na véspera, dormir e alimentar-se bem, fará toda a diferença.

Evite atrasos: Independente de qualquer situação, o atraso é sempre negativo. Claro que existem muitos entrevistadores flexíveis que permitirão entrevistá-lo mesmo chegando atrasado, mas o melhor é planejar sua rota até o local antes, conheça melhor a localidade (trânsito, pontos de referência e etc.) e chegue aproximadamente 15 minutos de antecedência.    

Vestimenta: Use o bom senso na hora de escolher a roupa. Nada de decotes, roupas justas demais ou maquiagens muito carregadas no caso das mulheres. Aos homens – regatas, bermudas e até perfumes muito fortes são pontos negativos. É importante separar e revisar o traje na véspera. Mostre que você se dedicou para escolher uma roupa adequada a um ambiente profissional e à imagem da organização.

Saiba o que perguntar: Tenha sempre boas perguntas preparadas. Se o seu entrevistador abrir espaço para que você faça perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção. Portanto seja qual for a sua dúvida pergunte sempre!

Comportamento: É na entrevista que tudo se decide, muitas  vezes o seu currículo é fantástico e atende aos requisitos da organização, mas o seu comportamento também será avaliado, portanto seja educado, tanto na sala de espera quanto na entrevista. Não masque chiclete, não fique olhando para o relógio e, de preferência desligue o celular. Evite fumar, e não abuse do cafezinho!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s