Do Lollapalooza a Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos

Quando estudamos sobre eventos entendemos como é degradante chamar certos acontecimentos de “festinhas”. Como recém bacharel em Relações Públicas, acredito ter possuído uma excelente base para discorrer sobre o tema, pois as aulas ministradas pelo professor Paulo Regis, trouxesseram-me a importância da visão holística de eventos. E que aquele pequeno detalhe se mal planejado torna-se um grande fiasco.

A cidade de São Paulo recebeu neste último fim de semana, no Jokey Club o Festival de Rock Lollapalooza. O evento teve sua primeira versão no Brasil, a primeira versão aconteceu no ano de 1991, quando o ex-vocalista Perry Farrell da banda Jane’s Addiction decidiu “pendurar as chuteiras” e promover uma série de shows de despedidas pelos Estados Unidos.

Espetáculos que contaram com as bandas do movimento grunge (comuns no início da década de 90) como: Soundgarden e Pearl Jam, shows embrionários ao que se tornaria um prestigiado festival. Aqui no Brasil ironicamente a apresentação mais esperada para muitos aconteceu no dia 07/04, com a banda Foo Figthers do vocalista Dave Grohl, ex-baterista também extinta banda grunge Nirvana, do lendário Kurt Cobain.

Lollapalooza é “fichinha” para o majestoso evento que acontecerá a partir do dia 10 de Abril em Ferraz de Vasconcelos, mais especificamente no Complexo Esportivo Gothard Kaesemodel Junior. A cidade até 1953 era um bairro do Município de Poá, sua emancipação se deu através da Lei 2456. Dentre os municípios do Alto Tietê é que tem o PIB mais baixo tornando- a uma cidade dormitório. Conhecida como a Cidade da Uva, mesmo não sendo forte produtora da fruta, promove anualmente desde 1962 o evento da “Festa da Uva Fina” que em 2012 chega a sua 39ª edição.

Eis o que encontrei na Wikipédia (já que é complicado encontrar um registro histórico mais conciso sobre o evento na web), sobre a 1ª Festa da Uva Fina em Ferraz de Vasconcelos:

Em 1958, produtores de Uva Itália de Ferraz de Vasconcelos expuseram sua produção na Festa da Uva realizada na cidade de Jundiaí (SP). Das 12 premiações, conquistaram 11. O feito atraiu vários engenheiros agrônomos a Ferraz.

Eufóricos com o reconhecimento, produtores discutem a realização da festa na cidade. Em 14 de fevereiro de 1962 acontece a 1ª Festa da Uva Fina em Ferraz de Vasconcelos (1ª Feufi-FV). O então locutor e relações públicas do evento, Geraldo Nascimento conta que a cidade ficou conhecida internacionalmente. Em 1963, informa, “a divulgação da festa foi tão grande que, iniciada às 14h, já às 14:30h, não havia mais uvas. Cerca de 25 toneladas”.

O então governador de São Paulo, Adhemar de Barros e a esposa Leonor também visitaram o evento. Além de comparecer à festa, o governador esteve no campo experimental de fruticultura do agrônomo italiano, Luciano Poletti.

O prefeito da época, aliás, o primeiro prefeito da cidade, era Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, presente no cargo de 01/01/1955 a 31/12/1958.

Pois é meu povo temos uma vez por ano algo cultural na cidade e com esse post, mesmo com todos os defeitos da cidade (li que as autoridades estão comemorando que haverá o primeiro Posto de Bombeiros na região, que em minha opinião é vergonhoso para uma cidade com quase 60 anos de existência), que nem tudo é lamentação e que a partir de amanhã alguns artistas renomados estarão por aqui. Vamos aos nomes:

Dia 10/04 – Gusttavo Lima

O tchê tcherere tchê tchê,
Tcherere tchê tchê,
Tcherere tchê tchê,
Tcherere tchê tchê,
Tchê, Tchê, Tchê, (quando você está quase cansando), Gusttavo Lima e você

Dia 11/04 – Roupa Nova

Dia 12/04 – Restart

Dia 13/04 – Thalles Roberto 

Dia 14/04 – Bruno e Marrone

Dia 15/04 – Claudia Leitte

Todos os shows serão gratuitos.

Para mais informações acesse: http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br/festadauva/

Anúncios

3 pensamentos sobre “Do Lollapalooza a Festa da Uva Fina de Ferraz de Vasconcelos

    • Colega Jess. A questão da comparação foi apenas algo clássico que aprendi com Sócrates. Uma doce ironia. Queria divulgar o único momento cultural que minha cidade tem, diga-se de passagem uma cidade moribunda. Aí aproveitei a febre do festival dos bambas que aconteceu no Jockey e brinquei.

      Obrigado pela visita. Volte sempre

  1. Show do Gusttavo Lima horrivel hoje, não tem voz, só o publico e back cantam enrolação total, musicas de velório e discursos com muitos erros e sem sentido… Não recomendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s