@VersatilRP entrevista Israel Degásperi (@idegasperi)

Ainda na abordagem das mídias sociais trouxemos nessa semana um entrevistado especial, o publicitário, blogueiro, consultor e palestrante: Israel Scussel Degásperi.

Israel é graduado em Rádio e TV e pós-graduado em Novas Mídias pela FURB, em Blumenau SC. Atualmente trabalha como consultor de mídias sociais na Construtora TECNISA que é referência no uso de novas mídias. Presta consultorias em gestão da presença online e planejamento de ações nas mídias sociais. Já trabalhou para o Professor e Palestrante Carlos Alberto Júlio, que presidiu a TECNISA e a HSM e para o Professor Paulo Campos do blog Mochileiro Corporativo da Você SA. Israel também dá cursos de gestão em mídias sociais. É Fundador do @midiasblog, blog especializado em mídias sociais e responsável pelo seu conteúdo.

Em sintonia com o post: Mídias Sociais: afinidades, habilidades e o mercado – Israel bateu um papo bem legal com o Versátil RP. Acompanhe abaixo:

VRP: Como foi seu início profissional em Social Media?

Eu comecei em 2008, quando entrei no Twitter e morava em Blumenau. Eu estava terminando a faculdade e já pensava em fazer a pós-graduação. Então, comecei a me relacionar com profissionais do mercado e a estudar muito, fazia isso em paralelo com meu trabalho de editor de fotos numa empresa de formaturas.

Com o tempo me tornei um dos profissionais mais seguidos no Twitter na minha cidade e fui convidado a divulgar a palestra do Roberto Aloureiro em Blumenau, sobre o case da venda do apartamento da TECNISA pelo Twitter. E foi ai que o Roberto me conheceu e descobriu que eu era o dono do blog que ele já conhecia, o @midiasblog.

Conversamos e ele perguntou se eu estava feliz em Blumenau, se pensava em trabalhar em São Paulo. Foi assim que começou… após um tempo Roberto me apresentou a Evoke Eyewear e eu vim para São Paulo em abril de 2010, no meu primeiro emprego com mídias sociais.

VRP: Como aconteceu o seu envolvimento com a Tecnisa?

Após eu conhecer o Roberto Aloureiro em Blumenau, e ele me indicar o trabalho na Evoke aqui em São Paulo, nós conversávamos constantemente e em setembro de 2010 ele ofertou uma oportunidade como assistente e assim eu saí da Evoke para trabalhar remotamente para a TECNISA. Após um período de experiência acabei indo trabalhar dentro do escritório 3x por semana, porém ainda como consultor.

VRP: Fizemos uma enquete na página do blog sobre as principais áreas de afinidade dos RPs e em segundo lugar ficou “Mídias sociais”, na sua opinião, além de afinidade, quais outros requisitos são necessários para desempenhar de maneira eficaz as atividades em mídias sociais? 

O conhecimento do cliente (por parte do profissional) e a eficiência em resolver problemas que possam surgir, não adianta, por exemplo, colocar um estagiário para cuidar das mídias sociais da empresa, pois ele não terá autoridade de abolir uma taxa de entrega para um cliente mais influente ou efetuar a troca de um produto defeituoso por exemplo, para evitar mais citações negativas sobre o produto/serviço/atendimento.

VRP: Sobre o posicionamento da marca no ambiente digital e as demais áreas da comunicação, no seu dia-a-dia de Social Media como acontece o diálogo?

Normalmente só quando recebemos o primeiro contato do cliente, com alguma pergunta ou reclamação. Em alguns casos agimos primeiro, no caso de um check-in no 4sq, por exemplo, em algum empreendimento da TECNISA, costumamos agradecer a visita e nos colocar a disposição para qualquer informação.

VRP: A Carol Terra afirma que os profissionais Relações Públicas são os mais indicados para gerir a comunicação digital e você tem uma opinião sobre qual profissional é mais indicado?

Todo profissional de comunicação pode atuar de alguma maneira frente às mídias sociais de uma empresa. Basta saber o foco e a necessidade estratégica definida e chamar o profissional responsável. Acredito ter espaço para todos e que não há regra para a tomada desta decisão. 

VRP: Quais tendências você sinaliza para a área de Social Media no Brasil?

O mobile está crescendo muito e com certeza será muito forte no Brasil em 2012 e 2013. Inclusive os serviços de Geolocalização. Acho muito importante que estes tópicos sejam sempre levados em consideração em um planejamento completo de mídias sociais. Além deles, posso citar o Facebook e sua api, através de aplicativos e também o Pinterest que está crescendo no mundo inteiro e sendo utilizado de várias maneiras. O principal é ter uma ideia legal e conteúdo.

VRP: Quais bibliografias você indica para quem tem interesse em atuar em Social Media?

Como diria o Romeo Busarello, diretor de internet e ambientes digitais da TECNISA, 90% dos problemas que aparecem hoje não tem resposta na literatura. Então minha dica é ter uma forte rede de contatos e relacionamentos profissionais, ler muito blogs de profissionais do mercado, pois são mais atualizados e capacitam mais do que alguns livros.

Mas se for ler, aconselho ler livros de marketing, comportamento do consumidor e planejamento de campanhas online. As opções são inúmeras e prefiro não recomendar um em específico.

Anúncios

2 pensamentos sobre “@VersatilRP entrevista Israel Degásperi (@idegasperi)

  1. Pingback: Retrospectiva Versátil RP – 2012 « Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s