Volkswagen aposta em games para capacitar colaboradores

Atualmente, a grande concorrência existente no mercado tem exigido das empresas um constante processo de renovação do capital intelectual de suas equipes e um esforço de capacitar e atualizar o conhecimento profissional de seus funcionários.

Essa qualificação dos funcionários e colaboradores de uma empresa envolve todas as áreas, como a diretoria, a gerência, o atendimento e limpeza, e pode ser desenvolvida por áreas especializadas da organização, como Recursos Humanos, como por um serviço terceirizado, prestado por uma consultora especializada em treinar pessoas.

O mais interessante disso tudo são as alternativas inovadoras que têm surgido no mercado! Exemplo disso á a fabricante de automóveis Volkswagen, que investe em games para se relacionar com os consumidores e capacitar suas equipes das redes de concessionárias. Veja a matéria escrita por Cláudio Martins, no site Mundo do Marketing, no dia 13 de abril de 2012.

Volkswagen aposta em games para capacitar colaboradores

Montadora desenvolveu jogos virtuais para divulgar os modelos da marca e transmitir valores e conceitos da companhia, além de educar o consumidor em relação à cidadania no trânsito

A Volkswagen investe em games  para se relacionar com os consumidores e treinar as equipes das redes de concessionárias. O objetivo é levar entretenimento e divulgar os produtos e valores da companhia para clientes e colaboradores. Com o propósito de capacitar os revendedores das concessionárias, a marca desenvolveu o jogo virtual Missão SpaceCross. O game convida o usuário a viajar pelo Brasil e vencer a concorrência, que tenta impedir o lançamento do automóvel no mercado. Até o momento, o jogo já impactou mais de 4.500 colaboradores.

O investimento da montadora em games virtuais foi iniciado em 2004, com o lançamento do Super Trunfo, desenvolvido para a plataforma Messenger, da Microsoft. O jogo foi usado como ferramenta de branding e teve um desempenho satisfatório para a Volkswagen, alcançando a média de um milhão de partidas por mês. A partir do bom resultado, a empresa decidiu ampliar as opções, com o lançamento dos games CrossFox Ágil e do jogo de tabuleiro 3D Autopolis, que se propõe  a apresentar conceitos de segurança, cidadania e legislação no trânsito.

Hoje, a Volkswagen também disponibiliza opções de aplicativos de entretenimento para iPad. O lançamento mais recente é o Space Cross – A Lenda do Saci, que conta a história do personagem e de outras lendas do folclore brasileiro, narradas pelo apresentador e vocalista da banda Ratos do Porão, João Gordo. Os modelos SpaceFox e Tiguan já contaram com aplicativos para o tablet da Apple, que permitiam aos usuários interagirem com os automóveis.

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3 pensamentos sobre “Volkswagen aposta em games para capacitar colaboradores

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