Monitoramento e análise? Para que?

O assunto pode parecer batido, mas não é. Quem trabalha com comunicação sabe da importância do monitoramento e da análise dos conteúdos das marcas, seus concorrentes e etc, mas em uma conversa na segunda-feira um amigo disse: “Monitoramento e análise? Para que? Eu preciso é pensar como satisfazer meu público-alvo.” A declaração dele me pareceu tão óbvia e tão dependente do monitoramento – e mais ainda da análise do que é monitorado – que acabei rindo e me questionei quantas pessoas não monitoram suas marcas.

Na faculdade muitos professores falam sobre o monitoramento, seja ele pelas redes sociais, imprensa, colaboradores, entorno, entre outros, mas o foco é sempre prever potenciais crises, para tomarmos atitudes que as impeçam. A questão é que o monitoramento deve ser pensado de uma forma mais ampla, não somente nos aspectos negativos e etc. Claro, isso é muito importante, mas vamos levar isso para o âmbito do positivo. Se no monitoramento da marca, analisarmos as tendências, defensores, apaixonados, etc.

Levando isso em consideração, precisamos ressaltar que a marca postar conteúdos diários em seus perfis e páginas não é suficiente. Sabe aquela velha historia sobre “você está nas redes sociais querendo ou não”? Passamos por ela, e as empresas perceberam a importância de estar nas redes sociais, mas ainda é importante saber o que os usuários falam, o que criticam e o que elogiam, o que esperam, o que apoiam, os movimentos dos seus concorrentes, e se você não sabe o que o público fala (escreve), como conseguirá melhorar sua atuação?

A dica 1 é: monitore e analise o que o público diz, o que a concorrência faz e coloque em pauta com sua equipe, para que todos pensem em oportunidades, em práticas que não devem ser utilizadas e prevenções de crises. Verifique o que falam com a marca do seu cliente, não somente com a arroba, analise, sempre.

A chave para o sucesso é a análise. Ela te ajudará na tomada de decisões, nas ideias novas, no benchmarking, no planejamento e no relacionamento com o público.

A dica 2 é: Leia essa apresentação da Paper Cliq!

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2 pensamentos sobre “Monitoramento e análise? Para que?

  1. Confesso que de todas as etapas do trabalho em mídias sociais a que eu menos gostava era a de fazer relatórios, mas é uma parte crucial, né! rs Agora, monitoramento eu curtia mais… aquela interação… e tudo!! \o

    Avaliar faz parte do todo da comunicação, fato!

  2. Pingback: Retrospectiva Versátil RP – 2012 « Versátil RP

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