Quem é o líder?

Inicio este texto com o trecho da música do “Vertical”, dos Engenheiros do Hawaii, pois me lembro dela sempre que penso na diferença de um líder e um “mandão”.  A letra diz: “Saber, todo mundo sabe. Querer, todo mundo quer. Mais fácil falar do que fazer.”

Acredito que um diferencial do profissional de relações públicas é saber liderar, pois penso que nossa “matéria-prima” é o público, logo pessoas. Trabalharemos equipe. E onde tem mais de uma pessoa sempre tem aquela que se destaca, que faz isso e aquilo, mas até onde falar e fazer são sinônimos de liderança?

Liderança, para alguns, é algo que uma pessoa nasce com tal característica e para outros é algo que com trabalho pode ser desenvolvida. Eu fico com a segunda opção. O Dicionário  Michaelis afirma:

líder

lí.der

sm (ingl leader) 1 Chefe, guia. 2 Tipo representativo de um grupo. 3 Chefe de um partido político.

Essa definição não ajudou muito, digo isso porque procuro saber o qual a essência do líder, o que falta para mim? O que vejo em outros? Convivo com líderes ou com “mandões”? Alguma vez fui liderado?

Como diz o trecho da letra ali em cima, sempre é mais fácil falar do que fazer. E até uso como exemplo o caso do mega campeão Bernardinho, técnico da seleção brasileira masculina e do clube feminino Rio de Janeiro.

Em 2007, um dia antes da estreia dos Jogos Panamericanos, disputado no Brasil, Bernardinho decide cortar o levantador Ricardinho, hoje jogador do clube paulista Vôlei Futuro, uma pessoa de personalidade e que batia de frente com as ideias de seu técnico.

Até hoje a história não foi solucionada, na época o levantador disse se sentir traído e o escolhido para ocupar sua vaga foi o filho do técnico, Bruno. Olhando de fora, acredito que o ocorrido foi disputa de egos. Talvez algo que um líder deva deixar de lado, pois o jogador Ricardinho é uma das melhores opções que temos, em minha opinião e na de muitos outros torcedores.

O que realmente aconteceu nos bastidores, nunca saberemos ao certo, mas seria legal o tal líder chegar e conversar com seu jogador e evitar tanta confusão. Novamente voltamos ao trecho da música, na hora de se colocar como líder muitas pessoas não possuem o feeling de que cada pessoa é uma pessoa, tem suas expectativas e sua personalidade, e o líder precisa saber dar essa atenção de forma personalizada.

Minha procura ainda vai continuar sobre o tema e como já dito, existem diversas definições. Eu mesmo, quando trabalho em equipe e pego um “mandão”, ou faço de qualquer forma ou não faço nada. Poder ser uma falha minha? Acredito que sim. Pode ser falha daquele que se diz líder? Absolutamente plausível, saber entender o outro ser humano, para todos nós, é uma obrigação.

Conversando com o colega Alan Cruz, ele me passou um link de um post de Blog Paulo Junior que lista uma diferença entre chefes e líderes, no caso o chefe dele é o eu chamo de “mandão”:

Líder

Chefe

Principal objetivo é catalisar mudanças
essenciais à empresa

Principal objetivo é controlar o que se faz na empresa

Facilitador, gerando aprendizagem

Gerencia através de ordens

Fazer a coisa certa

Fazer certo as coisas

Voltado para o longo prazo

Voltado para o curto prazo

Pensa em termos de inovação

Pensa em termos de manutenção

Potencializa o poder das pessoas abrindo
espaços para sua atuação

Limita e define de forma estrita a área
de atuação dos subordinados

Enfoca o desenvolvimento, o futuro

Enfoca a administração, o presente

Dá o tom e a direção, dentro e fora da
empresa

Dá o ritmo, somente dentro da
empresa

Vocês podem me ajudar nesta busca? Concordam com essas características? Você é um líder? Você é bem liderado? Meu Deus, o que é um líder?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s