Muito Além do Baile Formatura: Pós-Graduação

Para muitos universitários a vida acadêmica acaba após o baile de formatura e para outros é só o começo.  Inicio uma série que pretendo não só tirar dúvidas dos outros, mas também as minhas, intitulada de “muito além do baile de formatura” e hoje abordarei a questão da pós-graduação.

Tento tirar dúvidas com colegas, professores, profissionais, entre outros, informações sobre o assunto para que com tais compartilhamentos de informação, eu possa  traçar o melhor  caminho agora que o baile já passou. Eu pretendo começar minha explanação com a definição  do Órgão Federal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre o temo sugerido:

Pós-graduação é um sistema especial de cursos exigido pelas condições da pesquisa científica e pelas necessidades do treinamento avançado. Seu objetivo imediato é proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional, impossível de se adquirir no âmbito da graduação. Para além destes interesses práticos imediatos, a pós-graduação tem por fim oferecer, dentro da universidade, o ambiente e os recursos necessários para que se realize a livre investigação científica na qual possa afirmar-se a criação nas mais altas formas da cultura universitária.

Ou seja, a pós-graduação é uma oportunidade para o desenvolvimento focando na excelência cientifica – acadêmica ou extremamente profissional. Ser cientista no Brasil pode ser uma boa para quem procurar algo a mais após terminar a graduação. Olha um nicho que possa está negligenciado, quem sabe esse assunto pode ser abordado em outra ocasião.

Vamos fazer uma suposição depois de muito estudo e conversas decido fazer uma pós. E aí surge outra dúvida, Lato ou Stricto Sensu?

Lato Sensu

São programas de especialização com o mínimo de duração de 360 horas de curso, não computando o tempo de estudo individual ou em grupo, não possui  assistência docente e à elaboração de monografia ou TCC. Preste atenção neste detalhe, para o aluno que finalizar tal curso será obtido um certificado e não diploma.

Stricto Sensu

É composto que compreendem programas de mestrado e doutorado para alunos graduados em cursos superiores seguindo um edital de seleção. Para entender mais sobre a peculiaridade entre estas duas opções de pós-graduação leia a Lei nº 9.394/1996 no artigo 44.

Em termos financeiros, não existem cursos de especialização públicos, como se tem mestrados e doutorados (stricto sensu), mas a gama de oferecimento desta categoria de menor duração – os lato sensu – nas instituições particulares é vasta e nem sempre é muito clara ou muito bem resolvida… Parece-me que há muita sobreposição de assuntos. De qualquer forma, acho que ninguém pode reclamar de… Falta de opção!

Agora que o baile acabou e é hora de virar abóbora de novo e voltar para o trabalho, vamos ver quais opções existem que “seja o nosso número” e possam nos abrir portas para… O próximo baile!

E um brinde à luta nossa de cada dia!

Confiram algumas instituições que oferecem cursos de pós-graduação:

PUC-SP – http://pos.pucsp.br

ESPM – http://www.espm.br/Candidato/Sobre/Historico/Pages/default.aspx

FAAP – http://www.faap.br

UFMG – http://www.ufmg.br

FECAP – http://www.posfecap.com.br

USP – http://www.usp.br/prpg/pt/index.htm

Anúncios

2 pensamentos sobre “Muito Além do Baile Formatura: Pós-Graduação

  1. Diego, gostei muito do tema e a forma discutida, já estou formada há um ano e já penso na pós (quer dizer, preciso primeiro me estabelecer, mas o assunto não é este né? rs), mas as dúvidas são realmente imensas, opção de Lato ou Stricto Sensus é uma dúvida cruel pra mim, ainda não consegui difinir o que vale mais apena neste momento, outra dúvida é em relação a cursos (pode gerar um post né? =D ). A procura é enorme, mas o importante é não se acomodar achando que a formatura e o baile como você disse é tudo.

    Abs.

    • Ju acaba a graduação e começa as dúvidas. Como é complicado saber para onde ir rs. E o medi de errar? Boa essa de cursos, só que eu nem sei qual curso fazer rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s