Slogan – posicionamento versus provocação

Do meu ponto de vista o Slogan é um tema muito mais PP do que RP (ainda que seja um elemento importante na construção de uma marca), peço licença aos colegas para mostrar algo que vi outro dia. E por pouco saber de slogan vou linkar algumas coisas para me basear.

No Wikipédia slogan é:

Um slogan ou frase de efeito é uma frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo pessoa. Ela é usada em contexto político, religioso ou comercial como uma expressão repetitiva de uma idéia ou propósito.

Você consegue lembrar-se a qual marca pertence os slogans:

  • “Mais barato! Mais barato! _____!”
  • “Experimenta!”
  • “Viva o lado ______ da vida!”
  • “Amo muito tudo isso”
  • “O tempo passa, o tempo vôa, e a poupança _______ continua numa boa!
  • “Há coisas que o dinheiro não compra. Para todas as outras existe ________”.
  • “Você tem um estilo, a _______ tem todos”.
  • Outros slogans memoráveis aqui!
  • E aqui também!

Marcantes, não é? O fato que me chamou atenção foi um cartaz (não sei se existe um nome técnico para isso) que vi no coletivo, trata-se de uma propaganda do VipsHouse – site de compra coletiva de Guarulhos (cidade progresso) com o seguinte slogan: “Saia do cardume, seja Vip”.

Então, surtiu  um questionamento – o que vale mais: um slogan que diga o posicionamento da marca ou um que provoque a concorrência? Perguntei para os coleguinhas:

Analisando pelo prisma de RP, provavelmente o VipsHouse não teve assessoria alguma para elaborar aquilo que deveria ser uma lembrança positiva da marca. Ao ler a frase eu só consegui lembrar o “Peixe Urbano” pelo “cardume”, que alias faz todo sentido na concorrência.

São detalhes que talvez só quem estuda/trabalha com esse tipo de comunicação tem a percepção, mas aí fica uma questão: esses “detalhes” não seriam nicho de mercado para agências/profissionais? (#ficaadica rs)

Links que encontrei por aí:

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PS: Obrigada aos queridos do #Panelosfera: Tânia, Grace, Daniel, Duda e Sérgio. 😉
#colaboração 
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Um pensamento sobre “Slogan – posicionamento versus provocação

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