É o fazer, que faz a diferença: Jovens Empreendedores de Manaus

Seguindo o costume do Versátil RP de entrevistar a nova geração de profissionais de Relações Públicas, o papo de hoje é com a Manauara Ana Clarissa, idealizadora do Projeto RPManaus, estudante de informática aplicada à educação, gestão empresarial e membro voluntário da maior organização de jovens da AIESEC (Associação Internacional de Estudantes de Economia e Negócios) em Manaus.

Projeto de destaque foi matéria da página notícias da Rede Globo na Internet, o G1, deste sábado 19/05 – “AIESEC realiza fórum sobre jovens empreendedores em Manaus”.

VPR – Conte-nos um pouco de como escolheu a profissão de relações públicas? Qual foi sua trajetória até chegar à graduação?

AC: Na realidade, quando eu era criança queria ser advogada ou política. Cresci com esse objetivo. Aos 18 anos pesquisei várias profissões com segmento de política ou relacionamento humano e no acaso descobri relações públicas em 2007, foi paixão logo na primeira aula. Na graduação eu sempre tentei pensar fora da caixa ir além das quatro paredes da sala.

De 2008 até 2010, participei de palestras, mesas redondas, encontros e até mesmo o INTERCOM (Congresso de Comunicação Social) em 2010, ganhei menção honrosa e sempre procurei realizar meus objetivos. E ser diferente de tudo e de todos.

VPR – Trabalha na área? Faz algum curso de extensão? Indicaria algum para quem é recém formado?

AC: Trabalhava na área há alguns dias atrás. No entanto, com meu pensamento de empreendedora e visão holística pedi minhas contas e atualmente estou focando no projeto rpmanaus profundamente.

Faço Pós em Informática aplicada à Educação e Gestão Empresarial. Indicaria aos recém formados FOCO e cursos de qualificação: Inglês, Espanhol e até mesmo informática avançada.

VPR – Como e quando surgiu a ideia de ter um blog com foco na profissão?

 AC: Desde 2007, só que eu não tinha tempo hábil de sentar e fazer. Daí, em fevereiro de 2011, surgiu o Blog RPManaus. Na realidade era somosrps o nome ele passou por algumas modificações e reestruturação no layout. Atualmente temos parcerias com alguns professores e estudantes de Relações Públicas escrevendo no blog e estamos com novos integrantes.

Iremos sacudir o mercado de trabalho de RP em Manaus. Vamos deixar nossa marca no estado do Amazonas.

VPR – Já lia blogs de relações públicas antes? Tem algum que se espelha?

 AC: Sempre lia o RP-Bahia (Chamusca), Ricardo Campos, Mundo RP, Papos na Rede, O Cappuccino, Versátil RP, RPitacos, Comunicadores, Blog Varal e entre outros da área de comunicação social.

VPR – Para você é um problema existir diversos blogs com enfoque na profissão?

AC: Sinceramente, não. Acho ótimo existir vários blogs da nossa profissão dessa forma, analisamos como se encontra o mercado de trabalho do sul, sudeste, nordeste, centro-oeste e nossa rede de contatos vão aumentando. Super apoio iniciativas de novos blogueiros da nossa área.

VPR – Quem são os integrantes atualmente?

AC: Atualmente o Projeto RPManaus encontra-se com uma nova conjuntura. Estamos na fase de FAZER e Acontecer. Temos o Kell Vasquez, Meiry Monteiro, Alice Rosas e os integrantes que continuaram conosco foi a Raisa Castro e Yanne Fermin.

Acredito muito no potencial de cada um deles e vamos fazer a grande diferença no estado do Amazonas com o Projeto RPManaus.

VPR – Quando começou a trabalhar na AIESEC?

AC: Então, no mês de janeiro de 2012. AIESEC é a maior organização de jovens do mundo reconhecida pela UNESCO. Encontra-se em 111 países através de experiências na prática a AIESEC proporciona ao jovem o desenvolvimento de liderança, troca de conhecimentos, rede de contatos, interação, visão global, responsabilidade ambiental e social. Além de proporcionar multiculturalidade, inovação, impacto social e networking global.

VPR – Você consegue enxergar quais setores são mais carentes da atuação de um profissional de RP?

AC: No Amazonas está explicito o setor de gerenciamento de crises e assessoria de comunicação. Precisamos imediatamente de profissionais que pensam no humano nas relações interpessoais. Não basta sermos excelência no marketing se esquecemos de gerenciar internamente uma empresa ou assessorado.

VPR – Quais setores já estão saturados?

AC: Saturados, acredito que nenhum. Faltam profissionais qualificados na realidade que realmente tenham a paixão e o prazer de acordar cedo e realizar um bom trabalho. Sem ficar bitolado em tudo.

VPR – O cenário nacional da profissão está bem fortalecido?

 AC: Creio que para o fortalecimento da profissão de Relações Públicas devemos excluir o EGO do (EU) e curtir mais união de verdade.

VPR – E em Manaus?

  AC: São tranquilos, receptivos, disponíveis para ajudar  , todos os RPs que tive oportunidade de conhecer tanto pessoal como virtualmente , tive essa sensação. Isso é ser relações públicas.

VPR – Sei que você vive “agitando” a cidade com o blog, provendo eventos. Conte-nos um pouco dessa experiência.

AC: (risos) Então, o projeto RPManaus vai além de um simples blog. Manaus precisava e precisa de eventos com objetivo de mesclar vários profissionais em um só. Em um ano chegamos à terceira edição da III Mesa redonda. Estamos organizando um dos maiores eventos de Comunicação Social do norte no mês de agosto. Aguarde esse será o maior e agitará a cidade manauara.

VPR – Tem algum profissional na profissão que te inspira?

AC: Inspiro-me em vários profissionais de RP do Brasil. Seria injusto colocar o nome de alguns e esquecer-me de outros. Inspiro-me do norte ao nordeste, centro-oeste/sul e sudeste.

VPR – Deixe uma mensagem para quem pretende estudar relações públicas.

AC: Ser relações-públicas é descobrir um mundo além do que se vê. É descobrir que podemos gerenciar uma crise numa empresa, fazermos com excelência, pensar e agir fora da caixa. Respeitar a opinião do próximo e acima de tudo aprendemos a ser mais humano.

VPR – Gostaria de acrescentar algo nesta entrevista que acredita ser necessário para melhor conhecermos Ana Clarissa e o RP Manaus?

AC: O projeto RPManaus tem promovido ações voltadas para comunicação, marketing digital, envolvendo professores/profissionais da área e pesquisadores através de eventos realizados. Em fevereiro de 2011, surgiu com o objetivo de disseminar, divulgar e difundir a profissão de relações públicas no estado do Amazonas.

Resolvemos desenvolver matérias sobre comunicação social/ marketing. Logo quando o blog surgiu recebemos várias criticas de alguns profissionais. No entanto, extrair positivamente as criticas para melhorar em alguns aspectos. No mês de abril de 2011, conseguimos 3.248 acessos. Atualmente o blog encontra-se no ar há um ano e com mais de 50. Mil acessos. Já realizamos sorteios de livros, ingressos, pendrive e nosso último sorteio foi em parceria com a  ESPM/Itinerante duas bolsas para os nossos internautas.

Vale salientar que o Projeto RPManaus é o pioneiro no estado do Amazonas no setor de divulgação da profissão através das redes sociais especificamente. O RPManaus tem como serviço a informação, cultura, seriedade, credibilidade visando estudar detalhadamente os aspectos do seu público-alvo e gerar caminhos para a construção e o estabelecimento da importância da profissão de Relações Públicas no estado do Amazonas.

O RPManaus pretende possibilitar ao público descobrir, redescobrir, inovar e renovar os conceitos sobre Comunicação Social. É o FAZER saber!

Acredito que sonhar é bom e realizar é melhor ainda.

“Existem dois momentos importantes na vida de uma pessoa. O primeiro é quando ela nasce. O segundo é quando ela descobre para que veio ao mundo”. Anônimo

Anúncios

11 pensamentos sobre “É o fazer, que faz a diferença: Jovens Empreendedores de Manaus

  1. Particularmente, adoro a visão da Ana Clarissa, por isso desde quando a conheci, comecei a me dar muito bem com ela e a apoiar mesmo que distante tudo o que ela pensasse em fazer, bem como divulgar em meu blog, Twitter e fb sobre os eventos e posts do RP Manaus. Quando ela me chamou pra ser colunista do blog, eu fiquei muito feliz e prontamente aceitei, já que vejo no RP Manaus um potencial muito grande não apenas no ponto da inovação, mas a iniciativa em si já é uma coisa louvável, visando a região que moramos ser muitas vezes esquecida em termos de eventos e principalmente no que tange à união dos profissionais que são individualistas, na maioria das vezes. Gostei muito da entrevista e tenho a certeza de que vamos ler, ver e ouvir muito falar sobre o RP Manaus e os seus feitos. Quero sempre estar por perto pra acompanhar e dar minha parcela de contribuição pra que se possa realizar coisas palpáveis, não só pela profissão de Relações Públicas em si, mas pelas pessoas, pois são elas que movem nossas ideias e ações. Parabéns pelo post, pessoal do Versatil, vocês estão cada vez melhores!!

  2. Ana Clarissa, parabéns pelo trabalho que vem realizando com o seu projeto RP Manaus e, principalmente, no time de intercâmbios corporativos na AIESEC. Todos nós confiamos e acreditamos no seu trabalho!

  3. Parabéns pelo diferencial que você faz ao batalhar pelo reconhecimento da profissão, e mostrar o grande exemplo que todo profissional deveria seguir! Com certeza o RP em Manaus está bem representado!

  4. Ana, é um exemplo de geração Y corajosa pediu as contas de um emprego maravilhoso para dedicação total ao projeto RPManaus. Desejo todo o sucesso do mundo! Não perca sua humildade.

  5. Quero parabenizar a senhorita Ana Clarissa pela brilhante ideia e pelo pioneirismo neste trabalho em que vem atuando, muito bom mesmo! Espero que algum dia possamos esse trabalho agregue a todas as áreas e que possamos fazer um RP Saúde, rsrs, e que você possa ajudar muitos jovens. Parabéns e conte comigo no que precisar!

  6. A Ana Clarissa, desde que a conheço, busca conectar públicos através de eventos que propiciem aprendizado e discussões. Sua idealização de projeto construtivo, concretizou-se com o RP Manaus, e com certeza, muitos ainda virão. Unindo os RP’s desse Brasil, enriquecendo e firmando cada vez mais nossa posição no mercado. Parabéns pela iniciativa e firmeza tua e da equipe toda que faz parte dessa movimentação manauara. Conte comigo, sempre. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s