Os 4 Rs das Relações Públicas por Marcondes Neto

Escrito pelo professor adjunto da Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ), Manoel Marcondes Neto, o livro “A Transparência é a Alma do Negócio – O que os 4 Rs das Relações Públicas podem fazer por você”, é uma obra didática para aspirantes e profissionais de nossa profissão, lançado no presente ano. O professor é autor também do livro “Relações Públicas e Marketing: convergências entre Comunicação e Administração”, publicado em 2008.

 Na orelha do livro Muriel de Paula faz um resumo da importância do livro:

 Marcondes Neto foi brilhante ao decidir o tema de seu novo livro. Com os 4 Rs, ele resume de forma clara para o público em geral quais são os objetivos da atividade e seus principais conceitos. Tenho certeza que o livro ajudará empreendedores a entender as Relações Públicas e a saber quando usar seus ensinamentos

 Realmente ao ler esse livro percebi que o diferencial é bem esse, a facilidade da colocação dos conceitos das Relações Públicas é de fácil entendimento para quem conhece a área ou não. Vai ao encontro daquela ideia de descomplicar o que é nossa profissão para que mais pessoas saibam e entendem a nossa função perante a sociedade.  O que mais agrada no livro é sua simplicidade, talvez um reflexo das atitudes do autor.

 O livro está dividido em duas partes. Na primeira temos três capítulos que contextualiza questões como uma discussão se as Relações Públicas é disciplina da administração ou da comunicação social, transparência no relacionamento com o público e também os públicos estratégicos (Stakeholders).

 Na parte dois do livro o professor entra na questão dos 4 Rs das relações públicas que ele explica assim:

 O composto de Relações Públicas (4Rs) proposto é análogo ao composto de marketing (marketing mix), que a partir da matriz dos 4 Ps de McCarthy já fora expandido, pela sua “quebra” em mais 7 Os por Francisco Madia – num total de 11 Os, apresentado em seu portal “Madia Mundo Marketing.

Os 4 Rs proposto por Manoel Marcondes Neto são:

 1 – Reconhecimento: Segmentos relacionados as práticas que levam um nome, uma causa, uma organização, um produto ou uma campanha a adotarem personalidade própria. O professor dá o exemplo de quando se fala sobre o atleta do século XX, logo sabemos que se fala de Pelé. Reconhecimento está divido em estabelecimento de uma identidade corporativa, gestão de marca, imagem de marca e propaganda institucional.

2 – Relacionamento: O professor diz que esse composto é mais autoexplicativa e tradicional vertente das relações públicas. Para Manoel a matéria-prima das relações públicas, o relacionamento de uma organização com seus públicos-chave é assunto específico que demanda gestão especializada. O autor aqui divide os aspectos de relacionamento em: relações com o público interno, atendimento ao público externo, ouvidoria e mediação de conflitos.

3 –  Relevância: Marcondes apresenta tal composta como uma forma de que uma organização ou individuo se diferencia escapando do mais do mesmo. Para tal é importante saber quais características que nos faz mais relevante perante a imensa quantidade de mesmos serviços, produtos, entre outros, e aqui Neto divide em: pesquisa de opinião, patrocínio, eventos e marketing social.

 4 – Reputação: Para o autor, construir uma reputação é algo que advirá de uma sucessão de atitudes, decisões, comunicações com o público e apoio a projetos de terceiros e ainda acrescenta que: a coerência, apego a princípios e valores consolidados contribuem para a construção de uma boa reputação. O professor separa os aspectos da reputação em: estudo dos públicos, comunicação institucional, divulgação e gestão de crises de imagem pública.

 Com este post quis despertar a vontade do leitor de ler o livro do professor Manoel Marcondes que é muito rico em detalhes e pesquisa e termino com um slogan que aparece na última página do livro: “Relacione-se: Contrate um Relações Públicas”.

Anúncios

Um pensamento sobre “Os 4 Rs das Relações Públicas por Marcondes Neto

  1. Caríssimo Diego Galofero, ficará marcada em minha memória a sua atenção para este ‘pocket’ book – minha última e singela produção. Quis mesmo falar a todos, fugindo um pouco dos meus meios – o acadêmico e o “autárquico (agora que estou secretário-geral do CONRERP/RJ). Que difunda as relações públicas! – elas são muito necessárias no mundo atual. Grato pelos comentários elogiosos. E grande abraço do colega errepê, Marcondes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s