Afinal, todo mundo precisa de um Relações Públicas

Era uma terça-feira comum como todas as outras. Liguei o PC, loguei nos meus e-mails, no tuiter e facebook. Ao conferir as minhas listas de contatos me deparo com um vídeo postado pela colega Tânia D’Ávila (da Pyrsona), com o título “Todo mundo precisa de um RP”, pensei que fosse algum trabalho acadêmico, mas não, o  vídeo é parte da ação de lançamento d’uma nova agência.

Apresenta aquele conceito clássico de “ação deliberada e coesa…”, aquilo que sua mãe acha que você faz, o que acham que você faz e o que realmente você faz, vejam abaixo:


[Texto: Guilherme Alf (Todo Mundo RP) | Produção de audio: Maria Viola | Produção de video: Pitanga Filmes]

Numa época de debates fervorosos sobre a valorização do profissional o vídeo veio a calhar, uma produção simples, cativante e que já está fazendo barulho nas mídias sociais. Conversamos com Guilherme Alf, idealizador da agência Todo Mundo Precisa de um RP” e do vídeo, acompanhe o bate-papo:

VRP: Como e quando surgiu a ideia de uma agência? Onde estão localizados?

GA: Eu sou formado em RP desde 2006, mas nunca atuei “oficialmente”. Esse ano resolvi assumir de vez a veia de RP e montei a agência depois de ver tantos casos de má comunicação e por entender que os profissionais de RP podem atuar muito mais, tem muito espaço por ai. Estamos localizados em Porto Alegre/RS junto comigo trabalhar a Fernanda Ortiz, que cuida da área de atendimento.

VRP: Como surgiu a ideia do vídeo? Foi intencionalmente um viral?

GA: Eu queria lançar a empresa já mostrando o que eu poderia fazer como RP. O vídeo, na verdade, serve como uma amostra grátis do nosso trabalho. Nada melhor que um material legal para mostrar que somos uma empresa legal. Eu estou muito surpreso com a rápida repercussão, esperava que fosse rodar bastante por saber que temos poucas referências na área, mas não imaginava que seria tão rápido.

VRP: O vídeo traz uma ideia de valorização do profissional, vocês acham que no Brasil existe essa necessidade?

GA: Muito. Tem muito profissional (inclusive eu até ontem) que nunca fez nada pela profissão. Não adianta a gente reclamar se a gente não faz nada. Eu acredito que seja uma questão de posicionamento profissional. Relações Públicas está crescendo muito, está acontecendo cada vez mais, todos precisam mesmo de um RP.

VRP: Vimos alguns estudantes dizendo que vão mostrar o vídeo para a mãe, de tão didático e explicativo que ele é, esperavam essa reação?

GA: Eu mesmo durante meu tempo de faculdade tive muita dificuldade em entender o que um RP faz. Estou realizado, hoje está sendo um dia muito legal. Minha ideia como empresa é ter lucro, ter clientes, gerar resultados, mas tem outro objetivo que está escondido ai no meio: aquecer o mercado. Eu quero mais RPs, eu quero concorrentes, eu quero um mercado maior para todos. Acho que o vídeo foi um passo pra contribuir, mas tem MUITA coisa pra gente fazer ainda.

Desejamos sucesso à agência e que sirva de inspiração para novos/outros Relações Públicas, vamos fazer acontecer!

Anúncios

8 pensamentos sobre “Afinal, todo mundo precisa de um Relações Públicas

  1. Pingback: Retrospectiva Versátil RP – 2012 « Versátil RP

  2. Pingback: A RP Week vem aí, olê olê olá | Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s