Carol Terra fala sobre o lançamento de e-book

Amanhã (09/10) ocorre o lançamento do e-book Curadoria Digital e o Campo da Comunicação e nós batemos um papo com Carol Terra, uma das autoras do livro.

VRP: Como foi o processo de pesquisa do grupo em 2011?

CT: Temos encontros periódicos em que definimos leituras para serem debatidas e discutidas em grupo e, a partir dali, somos incentivados a produzir artigos, textos, participar de congressos, seminários, eventos etc. Também organizamos um evento chamado Encontros com o Futuro em que autores de renome da comunicação digital são levados para debater temas interessantes para o campo. Temos uma fanpage no Facebook sobre o Encontros com o Futuro.

VRP: O que ainda será feito em 2012? Entusiastas do tema poderão participar? Como?

CT: Ainda em 2012, temos previsto o lançamento do ebook e discussões em torno da temática da pesquisa e metodologia no campo da comunicação digital. Entusiastas podem nos ajudar baixando e lendo o ebook, comentando e criando um espaço de diálogo em torno daquilo que escrevemos. Também podem participar por meio de nossas iniciativas online:

Fanpage de Curadoria Digital;

Fanpage do Encontros com Futuro;

Site do Com+.

VRP: Qual a importância/provocação do e-book para acadêmicos e profissionais do mercado?

CT: É importante para trazermos à discussão um tema tão importante para a comunicação digital como curadoria da informação. Temos vários pontos de vista sobre um assunto reunidos ali no ebook. O livro é dirigido a quem tem interesse no tema com fins de abertura de um campo de diálogo e debate, assim como acontece na rede.

VRP: Como você vê o cenário nacional em relação ao tema, tanto em bibliografia como em atuação?

CT: Temos muita gente de mercado falando a respeito, mas poucos acadêmicos, teóricos ou pontos de vista científicos tratando da temática. Por isso, o ebook se torna tão importante: para popularizar e desmistificar o tema e abrir para discussão.

VRP: Quais atividades acontecerão no lançamento do e-book?

CT: Além do lançamento do ebook em si, teremos também um debate com autores dos artigos do livro e também a entrega dos diplomas e confraternização da primeira turma do Digicorp que é a pós graduação coordenada pela prof. Titular da USP, Beth Saad, e que boa parte do grupo Com+ atua como professor ou palestrante.

VRP: Qual sugestão/dica dá a quem tem interesse em iniciar na área?

CT: Estudar muito e sempre, atentar-se para temas latentes e transformá-los em oportunidades de pesquisa e não ter medo de evoluir. Sempre.

O lançamento da obra Curadoria Digital e o Campo da Comunicação acontecerá dia 09 de outubro (terça-feira) a partir das 18h00 na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena).

 

Anúncios

4 pensamentos sobre “Carol Terra fala sobre o lançamento de e-book

  1. Parabéns pelo trabalho, Carol Terra!
    O mercado de e-books vem crescendo imenso no Brasil, e nós, escritores independentes, só tmeos a ganhar.
    Recentemente publiquei um livro infantil no site http://www.xinxii.com/pt, uma plataforma líder na distribuição de e-books na Europa, e que agora extendeu seu trabalho ao Brasil. Desde então, tenho vendido bem mais do que o esperado, uma vez que eles convertem em diversos formatos, gratuitamente.

    Uma boa dica para quem quer expandir!

    Boa sorte e muito sucesso!

    Verônica Lemos

  2. Pingback: Retrospectiva Versátil RP – 2012 « Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s