O que sua marca está fazendo nas mídias sociais?

Esta é uma reflexão muito importante a se fazer nos dias atuais, uma vez que as mídias sociais foram criadas para gerar interação, criar relacionamentos, discutir assuntos de interesse comum e enriquecer o conhecimento de cada membro.

O fato de que as pessoas “migraram” para o ambiente virtual chamou a atenção de muitas marcas que, em busca de clientes (leia-se compradores de seus produtos), também entraram nesse ambiente e deram início a infindável caçada por essas pessoas.

Porém isso gerou muitos problemas, pois essas marcas não entenderam a dinâmica das redes. Eis o segredo: um cliente é aquele que vai até a sua loja e realiza uma compra. E por ficar satisfeito, volta e compra novamente, podendo indicar seus produtos/serviços a alguns amigos (em média 3).

Um fã é alguém apaixonado pela sua marca. É alguém que está ali porque realmente “curte” a marca e sua filosofia. Alguém que se identifica com ela e acredita que pode ser beneficiada por ela, não apenas com a compra de produtos/serviços, mas com um conjunto que complemente e supra suas mais diversas necessidades. Alguém que vai surpreendê-la e mostrar-lhe coisas únicas.

Cada “curtida” que uma Fan Page recebe deveria ser vista como algo muito relevante, uma vez que o fã é mais um embaixador da marca se juntando à equipe. Entenda a diferença: enquanto um cliente terá o alcance de apenas 3 amigos, um fã ao curtir, comentar e/ou compartilhar seu conteúdo, alcançará muito mais amigos virtuais, uma média de 273 por usuário no Brasil*.

As marcas precisam entender que a grande “sacada” das redes sociais não é ampliar as vendas, mas o foco principal é engajar pessoas, criar relacionamento. E relacionamento é criado por vínculos. A conversão desses vínculos em vendas é apenas resultado da construção de uma base sólida.

Entenda vínculos como laços, pontos de intersecção. Quanto mais laços existirem, mais engajados seus fãs estarão em sua Fan Page e mais replicarão conteúdo. Não faça parte, pois fazer parte implica em estar presente em apenas um momento (e que talvez não seja relevante e passe despercebido), mas seja parte da vida e história de seus clientes.

Separei alguns cases para você assistir e refletir sobre o assunto.

 

É importante pensar em como sua marca pode contribuir com as pessoas e tornar-se relevante para elas. Como diz Rick Warren “os que seguem a multidão quase sempre acabam perdidos nela”.

Espero ter contribuído de alguma forma.

*Segundo pesquisa do Ibope

Daiane Almeida é formada em Relações Públicas pela Fecap e empreendedora na Doce de Moça Pães de Mel. Curiosa e analítica, produz conteúdo para mídias digitais, além de atuar em projetos de voluntariado.

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