Novo serviço mensura engajamento do público interno em tempo real

Cada vez mais as organizações têm percebido que o público interno é fundamental para o sucesso dos negócios. Nesse sentido, o mercado de produtos e serviços de comunicação interna também tem oferecido mais alternativas especializadas nesse segmento. Exemplo disso, é a Connections Index, uma ferramenta, desenvolvida pela Eldeman, para ajudar empresas a compreender a força, a qualidade e os motivadores de três elementos-chave de conexão de seu público interno: a própria empresa, os colegas de trabalho e o mundo exterior.

Segundo Matt Norquist, vice-presidente executivo e líder global da prática de Insights da Edelman Berland, este índice permite à empresa entender os comportamentos de seu público interno e avaliar o engajamento em tempo real, ao invés de apenas coletar dados em um momento específico com pesquisas de opinião.

O Connections Index deriva da análise agregada de três conjuntos de dados:

  • Pesquisa com o público interno para identificar opiniões, comportamentos e atitudes atuais;
  • Análise do comportamento real do público interno e comparação com o auto-relato, análise de sua atividade nas mídias sociais relacionadas ao negócio e do intercâmbio de informações online e off-line que faz entre si e com outros profissionais;
  • Comparação com benchmarks da Edelman para aferir o nível de engajamento em relação a outros.

Os resultados obtidos ficam disponíveis em um ambiente virtual que permite à organização analisar a força das conexões de seu público interno em comparação aos objetivos da empresa, avaliar o desempenho em uma determinada região, área ou nível hierárquico, além de ver como está em relação a outras organizações do mesmo setor ou do mesmo porte, por exemplo.

Segundo o site da Eldeman, um dos motivadores para a criação do índice foi a pesquisa Trust Barometer, realizada pela própria Edelman em 25 países e que mede o nível de confiança em empresas, governos, ONGs e mídias. Os resultados de 2012 revelaram que 50% dos entrevistados vêem os funcionários como uma fonte confiável de informação sobre a empresa onde trabalha (contra 16% identificado em 2011), demonstrando que, além contribuir para o desempenho dos negócios, o engajamento eficaz do público interno pode também contribuir para uma reputação externa mais favorável.

Possivelmente, algumas empresas não estão tão preparadas para receber os dados que esta ferramenta pode trazer, mas Matt Norquist ressalta que “as empresas podem não estar preparadas para agir agora, mas este não deixa de ser um requisito estratégico que estará cada vez mais presente. Essa solução torna a ferramenta da Edelman ainda mais valiosa”. Bom, pessoal.. fica a dica!

Saiba mais: Para quem não a conhece, a Edelman Significa é uma agência especializada em engajamento para construção de marcas (http://www.edelman.com.br/). Entre os seus clientes atuais estão a Vale, a Cultura Inglesa e a Johnson & Johnson. Se alguém se interessar e quiser falar com a Edelman, os telefones são 11 3066 7777 (São Paulo) e 21 2507 7788 (Rio de Janeiro).

 

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