Conheça o Edu – o mais novo estudante de Relações Públicas

livrosNo ano de 2007, aos vinte e poucos anos, Edu percebeu que precisava se atualizar e precisava de um novo norte. Colocou na cabeça que no ano seguinte queria entrar na faculdade.

Para ele, não importava qual curso ele conseguiria ingressar, ele só queria estudar. O ano de 2008 seria um novo começo e Edu só não gostaria de estudar exatas pois não gostava de números.

Quando chegou o resultado, Edu ficou intrigado ao ler o curso em que tinha sido aprovado: Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas. Comunicação para Edu era jornalismo, televisão, rádio, esses tipos de coisas, e quis saber mais sobre o tal curso que faria.

Então Edu fez o que qualquer um faria e “googol” o termo Relações Públicas e encontrou a seguinte definição na Wikipédia:

“Relações Públicas designa a profissão e relações-públicas o profissional dessa atividade de comunicação. Relações Públicas ofertam uma variedade de funções a serem exercidas para as diversas organizações (sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor), sempre com vistas à manutenção do equilíbrio entre estas e os públicos com os quais interagem.”

E sobre o objetivo do trabalho de um profissional:

“O objetivo do trabalho é o equilíbrio entre a identidade e a imagem de uma organização, focando a imagem institucional e trabalhando a relação com a opinião pública.”

Ok, para Edu a Wikipédia não esclareceu muito, mas ele começou o semestre com a seguinte certeza em sua mente: o curso havia o escolhido e o RP trabalhava com imagem, público e que era uma profissão generalista. No começo sentiu dúvidas se o tal curso o faria feliz, se tinha perfil para atuar na profissão e etc. Foi quando uma professora com sua postura cativou calouro a continuar no curso, ele a chamava de mestre, não só na questões de relações públicas, mas também pela vida.

Mais tarde descobriu que o patrono das Relações Públicas no Brasil tinha o mesmo nome que ele, Eduardo, e seu xará havia sido de suma importância para profissão, tanto que o dia, data que Eduardo Pinheiro Lobo nasceu, se comemora o Dia Nacional da Relações Públicas.

Esse foi o primeiro capítulo de Edu com as Relações Públicas e com o tempo ele aparecerá com mais histórias e reflexões sempre com o objetivo de falar sobre o profissional para que ele seja cada vez mais valorizado no Brasil.

Anúncios

Um pensamento sobre “Conheça o Edu – o mais novo estudante de Relações Públicas

  1. Pingback: Retrospectiva Versátil RP – 2012 « Versátil RP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s