Assertividade e Comunicação

A Comunicação como estrategia de rhOlá caro leitor, feliz 2013!

Neste post vou compartilhar um conteúdo que achei interessante, encontrado no quarto capítulo do livro, “A Comunicação como Estratégia de Recursos Humanos”, obra escrita por Fábio França e Gutemberg Leite, publicada em 2007 pela editora Qualitymark.

“A Assertividade e a Liderança na Comunicação”, é o título do capítulo que despertou meu interesse, pois possui informações que visam a melhora das nossas habilidades comunicacionais focando na assertividade.

Para os autores a assertividade pode ser compreendida de duas formas: filosofia de vida e estilo de comportamento. Sobre a assertividade como filosofia de vida, França e Leite afirmam:

A assertividade como filosofia de vida requer uma postura dialógica, que leve o emissor e o receptor a interagirem usando, cada um, seus próprios sistemas de referência de modo a estabelecer a mútua compreensão das posições em jogo. (FRANÇA e LEITE, 2007, p.52)

Para explicarem a assertividade como estilo de comportamento os autores definem:

Como estilo de comportamento, a assertividade analisa as atitudes das pessoas quando agem sob pressão, que são comumente definidas como assertivas, agressivas, passivas e passivas-agressivas. (FRANÇA e LEITE, 2007, p.52)

Ainda sobre assertividade, os autores demonstram que a prática da assertividade, tem por objetivo estabelecer com os interlocutores uma comunicação positiva, afirmativa, honesta e dinâmica, ou seja, desenvolver um comportamento assertivo ao se comunicar reduz o perigo de ruídos, evitando possíveis crises desnecessárias.

Dito isto, vamos entender os quatro estilos de comportamento que interferem em uma comunicação eficaz.

1-Tipo Passivo

Este aspecto comportamental  apresenta muitos pontos negativos. Segundo os autores, geralmente, a pessoa que assume um tipo passivo caracteriza-se pelo pouco contato visual com o interlocutor, pela emissão tímida da voz, hesitação e incapacidade de se comunicar de forma assertiva sem fazer rodeios. Procura ainda, fugir de responsabilidades e adota uma postura de autopiedade,baixa-estima, fracassado e pessimista. O famoso “senhor mimimi”.

 2-Tipo Agressivo

Este tipo tende agir energicamente, agride verbalmente seus interlocutores  e destes exige de forma exacerbada o cumprimento das tarefas. Querem sempre os vencedores, não se preocupa em encontrar solução que sejam boas para ambas as partes, tem muita dificuldade em ouvir os outros, não respeitam a opinião e idéia alheia, por vezes encerrando um dialogo no grito.

3-Tipo Passivo-Agressivo

Para  compensar os aspectos negativos da passividade, este tipo, utiliza a arrogância do tipo agressivo. Por exemplo: Tendo uma baixa-estima, quando se encontra em perigo em uma discussão parte para o ataque para se defender, usando por vezes o sarcasmo proteção.

4-Tipo Assertivo

Os autores definem o comportamento assertivo pela firmeza e dinâmica positiva da relação com os interlocutores:

As pessoas que agem de forma assertiva são seguras, confiantes. Mantêm bom contato visual com o interlocutor, expressam-se com boa dicção, voz firme e com vocabulário adequado. Não se apresentam com traços agressivos, são claras na exposição de seus motivos, estão dispostas a ouvir e também aceitar recusas sem perturbações. Além disso, admitem que, às vezes, podem errar e necessitar de ajuda.  (FRANÇA e LEITE, 2007, p.57)

Finalizando, os autores explicam o objetivo da classificação dos diferentes tipos de comportamento e identificar como pessoas reagem aos estímulos da comunicação e encontrar a melhor forma de abordá-las para conseguir uma comunicação eficaz.

Abaixo segue um quadro exemplificando como cada tipo de comportamento se interconecta com a assertividade e afetam a comunicação.

Tipos de Comportamento Assertividade Comunicação
Passivo Baixa assertividade Comunicação inexpressiva
Agressivo Assertividade compulsiva Comunicação descontrolada
Passivo-agressivo Assertividade ambivalente Comunicação ambígua
Assertivo Assertividade equilibrada Comunicação eficaz
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