E se eu fosse o RP de Hugo Chávez?

imagesEssa semana escrevo sobre o assunto baseando-me em ideologias:

Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.

Como todos sabem no dia 05 de março morreu de câncer Hugo Chávez Frías, até então presidente da Venezuela. Com toda certeza Hugo torna-se uma marca importante. Tanto que muitos começaram a compará-lo a personagens icônicos da revolução cubana Fidel Castro e Ernesto Che Guevara. Este último, sempre lembrado por seu sonho de levar a revolução para o mundo todo.

Nunca escondi de ninguém que sou simpatizante das causas comunistas, que na teoria, é a melhor forma de se viver em sociedade, segundo minha opinião, pena que na prática nenhuma nação conseguiu desenvolve-lo. Muitas vezes se aproximaram como o caso da Rússia e sua União Soviética, China de Mao Tsé-Tung e Cuba pós-revolução de 1959.

Como estudante de relações públicas estudei muito sobre marcas e gestão de imagem institucional, mas seria muito gratificante, para mim, exercer a profissão trabalhando para  personagens e personalidades da chamada “esquerda”(partidos que se dizem defensores do socialismo). Acredito que a comunicação e a educação são duas ferramentas que possibilitam mudanças sociais.

Com a morte do Hugo Chávez, com diversos comentários nas redes sociais e especialistas nas mídias massivas (TV, Rádio e Jornal), indaguei: e se eu fosse o RP do “El Comandante”?

  • Ler a Constituição da Venezuela e ler muito sobre as leis daquele país,
  • Pensar em ações para mostrar o lado bom dos feitos de Hugo,
  • Ser transparente com essas informações;
  • Humanizar mais a imagem de Chávez, deixando claro que ele poderia cometer erros como qualquer um;
  • Ser transparente com essas informações;
  • Promover um comitê para responder e solucionar todas as criticas da mídia internacional;
  • Aconselhar o presidente maneirar nas acusações aos Estados Unidos, já que este é um grande parceiro comercial;
  • Pensar estratégias para a mídia e órgão internacionais que comprovasse que a Venezuela não vive uma Ditadura, quem acompanhou as exéquias do ex-presidente, viu que alguém que é tido como ditador não poderia cometer tanta comoção do povo como cometeu.

Esses são alguns pontos que eu levantaria a priori, claro que muitos pontos teriam que ser levantados, análises aprofundadas, mas por agora, finalizo.

Quem você gostaria de gerenciar a imagem? Conte-nos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “E se eu fosse o RP de Hugo Chávez?

  1. Não sei dizer de momento para quem eu séria um rp, mas gostei de suas palavras e também tenho a mesma visão que a sua posso até estar errada,mas ainda creio q não, Hugo realmente será um marco da história no mundo todo!!!!

  2. Diego, sou estudante de Relações Públicas e de fato, seria um grande aprendizado gerenciar a imagem de um ícone político como Chávez. Seria um grande desafio para qualquer RP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s