Os graus de separação e o network

seisseparacaoTalvez você já tenha ouvido falar da teoria dos seis graus de separação, trata-se da hipótese de que duas pessoas estão separadas por até seis laços de amizade, independente da localização de cada uma. Sua primeira citação foi em em 1929 em um conto do húngaro Frigyes Karinthy, que depois ficou famosa pelo filme “Seis graus de separação”. Na década de 1960 essa teoria foi posta a prova por meio de uma pesquisa cientifica liderada pelo psicólogo Stanly Milgram, cerca de 200 voluntários receberam a missão de entregar cartas a pessoas que eles não conheciam diretamente, a proposta era de explorar seus laços de amizade até que a correspondência chegasse ao destino correto. Com os resultados obtidos a teoria dos seis graus obteve “comprovação”, embora tempos depois novos cientistas questionaram sua veracidade.

Digamos que o experimento de Milgram inspirou novas pesquisas e projetos, por exemplo, o bom e velho Orkut nasceu a partir do desejo de seu criador, o Sr. Orkut, de comprovar a teoria dos seis graus de separação. Mais recentemente a trupe do Zuckerberg e a Universidade de Milão resolveram atualizar a pesquisa com o banco de dados do Facebook, visto que a rede social tinha na época (2011) cerca de 700 milhões de usuários, número que equivale a mais ou menos 10% da população mundial. Descobriram então, que a teoria dos seis graus de separação era na verdade de apenas quatro graus, daí a atualização da hipótese para “Four Degrees of Separation”.

Isso te fez lembrar algum conceito estudado em relações públicas? Ponto positivo se você pensou em network, o ato de fazer bons contatos e relacionamentos. Quer um exemplo verdadeiro? O Galofero está a duas pessoas da Presidenta Dilma, veja: O Diego tem contato com a Gilceana Galerani, que o apresentou à Juliana Rebelo, responsável pelo cerimonial do Senado Federal e da cerimônia de posse da presidenta que, por sua vez e obviamente, tem (ou teve) contato a   presidenta Dilma. Há grandes possibilidades do Galofero ir a um churras na casa da presidenta. 🙂 

Laços entre Galofero e a Presidenta Dilma

Laços entre Galofero e a Presidenta Dilma

Certo, pensemos na teoria com um viés estratégico, se estamos a 4 laços de distância de qualquer pessoa no mundo e um dos nossos maiores bens é o network, vale a pena explorar esse benefício, não? Aproveite do fato de ter nascido na era das mídias sociais, das conexões, do compartilhamento  e do contato relativamente descomplicado e vai conhecer gente, trocar experiências, participar de eventos, aprender, etc..

Que tal um desafio? Pensa em alguém que você admira e gostaria muito de ter contato. Agora arquiteta uma maneira de chegar até ela por intermédio de seus contatos. Caso a tarefa esteja extremamente difícil talvez eis um bom momento para rever sua rede de relacionamento. 

Para finalizar, encontrei uma campanha muito bacana da Fundação Hemominas que utiliza a teoria dos graus de separação como sacada:

Fontes de pesquisa:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s