Propaganda com vídeos da internet: uma nova moda?

No início de 2012, o banco Itaú inovou a publicidade ao pegar trechos de um vídeo viral e transformar em uma propaganda, chamada “Sem Papel”. A propaganda consistia em uma criança que dava gargalhadas enquanto uma pessoa rasgava pedaços de papel, incentivando que os consumidores cancelassem o recebimento de extratos impressos e adotassem vias eletrônicas.

O vídeo sofreu algumas edições como a cor do macacão da criança para remeter as cores da marca e rendeu ao Itaú  o primeiro lugar na categoria das propagandas mais lembradas do mês em Janeiro de 2012, realizado pelo Datafolha.

Já a empresa de telefonia Claro lançou em Abril de 2013, uma série de propagandas com vídeos da internet, com o tema “4GMAX na velocidade da sua emoção” para promover Claro 4GMAX, que é a quarta geração da telefonia móvel. Os vídeos mostram que a emoção de se divertir, escutar um hit preferido, ganhar um presente ou conhecer um ídolo é instantânea, assim como a velocidade do 4GMAX.

Entretanto, é uma boa ideia transformar em  propaganda vídeos virais?  Se a resposta for do banco Itaú, será positiva, sem dúvidas, já que a marca estava fora da categoria Lembrança de Marcas em Propaganda na TV havia 6 meses e, após a propaganda ocupou o primeiro lugar sozinho. Já para a Claro, que em Março de 2013 ocupava o segundo lugar juntamente com outras cinco marcas nesta mesma categoria, só resta esperar a nova pesquisa e acompanhar a aceitação pública.

Será que essa moda pega?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s