Relações Públicas: Especialista ou Generalista?

783713_16537346O mundo dos negócios hoje anda cada vez mais dinâmico. Existe a crescente necessidade dos profissionais entenderem como funciona o todo e criar a chamada “visão macro” da situação, o que também tem atingido as Relações Públicas.

Ser fluente em inglês, espanhol, francês e mais uma língua (talvez alemão, japonês ou mandarim) além de dominar muito bem a língua mãe – o complexo português. Ter morado no exterior. Ter experiência em X área. Saber lidar com o pacote Adobe, HTML, ferramentas da internet. Ser pró-ativo, dinâmico, louco por resultados. Comprometido com seu trabalho. Ter conhecimentos nas mais diversas áreas, principalmente administração, economia e finanças. E no final assobiar e comer farinha. Consegue? 

É preciso ter uma visão macro da situação. Para isso temos que ter conhecimentos macro. Saber um pouco de tudo é essencial para entender o panorama atual, apesar de meu avô sempre me dizer que quem sabe um pouco de tudo, no fim, acaba não sabendo nada.

No tempo dele era importante saber apertar o parafuso, sem se importar com o processo como um todo. “Eu aperto o parafuso e isso me basta”. Era o tempo em que era um orgulho aposentar-se no primeiro emprego. A profissão de RP nem era regulamentada na época… 

Atualmente as coisas são muito diferentes. Todos os profissionais (alguns mais, outros menos) precisam ser completos. Para RP isso é mais acentuado, pois como gerenciamos a imagem de uma instituição – leia-se aqui todas as instituições possíveis e imagináveis – é preciso saber um pouco de tudo. Economia, finanças, antropologia e tantos outros conhecimentos já não são mais privativos de seus profissionais, apesar das atividades não se encaixarem nesse contexto.

RP deve ter cultura, e digo cultura geral. Saber o que está acontecendo, as tendências. Saber interpretar aquilo que tem em mãos. Apesar de ser difícil manter-se antenado em tudo (devido a grande quantidade de conteúdo informativo disponível hoje), são os pontos que a gente menos acha que tem a ver com nossa atuação que mais gerarão idéias criativas para o desenvolvimento de ações memoráveis. 

Eu poderia ter escolhido qualquer outra profissão, mas escolhi Relações Públicas: um profissional generalista especialista em seu ramo de atuação! A gente dá conta…


Por Daiane Almeida 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s